Vereadora Dra. Cláudia Pedroso reforça pedido de implantação do programa Guardiã Maria da Penha junto a Guarda Civil Municipal

Na última terça-feira, 4 de abril, a Vereadora Dra. Cláudia Pedroso esteve na sede da Guarda Civil Municipal para tratar de alguns assuntos relacionados à segurança pública, entre os quais, a implantação do programa Guardiã Maria da Penha e do PRODAMU (Programa de Atenção, Proteção e Defesa da Mulher Vítima de Violência), visando assim o monitoramento e atendimento humanizado e adequado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

A Vereadora Dra. Cláudia Pedroso explica que o programa Guardiã Maria da Penha já funciona em outros municípios e tem o objetivo de monitorar o cumprimento das normas penais que garantem a proteção de mulheres vítimas de violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial, bem como proporcionar acolhida humanizada e orientação das vítimas, quanto aos serviços municipais disponíveis. O programa poderá receber a denúncia do Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça. Após isso, os guardas civis capacitados realizam visitas periódicas aos lares dessas mulheres de modo a garantir o cumprimento das medidas protetivas. As mulheres atendidas pelo Programa recebem visitas semanais ou a cada 15 dias, dependendo da gravidade do caso. “Durante a visita na GCM, comentei sobre a relevância dos programas em nosso município e também destaquei a importância de os Guardas Municipais realizarem o curso de LIBRAS, projeto de minha autoria que já foi recebido e autorizado pelo Executivo. Parabenizei o empenho e agradeci ao Comandante Caetano, Subcomandante Diego e aos guardas de segunda classe Daniele e Andrius pelos trabalhos desenvolvidos em prol da nossa população”, diz.

Operação Átria:

A Vereadora Dra. Cláudia Pedroso comenta que a mídia divulgou nesta semana os resultados da Operação Átria, que combate crimes contra a mulher em todo o Brasil e infelizmente os números são alarmantes. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram apuradas 17.480 denúncias, sendo 79.586 vítimas atendidas e 699 vítimas resgatadas, além disso, ocorreram 6.702 prisões em flagrantes e cumpridos 2.639 mandados de prisão. Em São Roque, 58 vítimas foram atendidas e registraram boletim de ocorrência durante a operação, além disso, seis denúncias anônimas foram apuradas, duas pessoas foram presas em flagrante, 15 medidas protetivas de urgência foram cedidas, 30 inquéritos foram instaurados, 30 diligências registradas e 19 inquéritos policiais concluídos. “ As ações conjuntas entre toda a rede de proteção são sempre bem-vindas, portanto, lutamos pela redução desses crimes em nossa cidade, criando assim políticas públicas que favoreçam as mulheres”, fala.

Outra conquista da Dra. Cláudia Pedroso foi a instalação futura do Anexo de Violência Doméstica da Vara Criminal de São Roque. “Em breve teremos mais esse serviço em nosso município, portanto, vamos continuar batalhando junto aos órgãos competentes por melhorias nessa área também”, finaliza.