Antonio José Alves Miranda – Toninho Barba

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail
 

Contatos:
E-mail: v.toninhobarba@camarasaoroque.sp.gov.br
Celular: (11)  11 97366-7350
Facebook:  https://www.facebook.com/antoniojose.miranda.54

Vereador Antonio José Alves Miranda / PSD (Partido Social Democrático) / 1º mandato

 

Antonio José Alves Miranda, popularmente conhecido pela alcunha como  Toninho Barba, nascido aos 31 de outubro de 1956 em Feira de Santana (BA), filho do Sr. Antonio Alves Miranda e da Dona Domingas de Jesus Miranda. Passou toda a sua infância e juventude em companhia dos pais e de seus 11 Irmãos, tios, primos, neste seu estado de berço de onde traz consigo as mais doces recordações, valiosos ensinamentos e experiências de vida.

Em 1983, veio da Bahia para São Paulo, fixando residência na Vila Aguiar, em São Roque, a principio na casa da sua irmã mais velha, Maria das Graças e cunhado, que aqui já moravam, logo de início, indo trabalhar por 30 dias no Hospital Santa Ângela, grande referência de saúde na cidade, nesta época. Alguns meses depois, conseguiu uma vaga na empresa Metalur, em 1984 foi convidado a voltar para o Hospital Santa Ângela, onde ficou até que em 05 de março de 1985, começou a prestar serviços em uma empreiteira, em Furnas Centrais Elétricas (Ibiúna), saindo para o quadro efetivo desta em 26 de janeiro de  1988, onde permaneceu atuando por longos 32 anos, tendo se aposentado de suas funções como Eletricitário em 28 de dezembro de 2017.

Antonio José, concluiu seus estudos na Escola Estadual Dr. Bernardino de Campos, onde terminou o ensino médio. Na Uninter fez o curso superior em Logística e, em seguida, para melhor aprimoramento de suas atividades na empresa de Furnas, fez também Pós Graduação em Gestão Ambiental.

Sempre foi atuante na ala sindical, tendo participado de eleição da classe, foi eleito Representante Sindical dos Trabalhadores de Furnas, em 2003, ficando como Representante Sindical até 2014. Neste mesmo ano foi eleito Diretor de Base da categoria dos Eletricitários com mandato até fevereiro de 2019, sendo reeleito recentemente, com novo mandato até fevereiro de 2023.

Veio de uma família de políticos e bastante  politizada na Bahia e em São Roque, constantemente tomou parte e atuou em vários trabalhos de forma voluntária em alguns setores da saúde, dentre eles como membro suplente do Conselho Municipal de Saúde (2005), como Conselheiro do Conselho de Representantes da Santa Casa (2018 com mandato até 2024), como Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Roque, no período compreendido entre julho de 2019 até 31 de dezembro de 2020.

Na carreira politica, Toninho Barba ingressou, filiando-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 1999, tendo sua primeira experiência concorrendo ao cargo de Vereador nas eleições de 2000, sem obter êxito, em 2001, Toninho Barba, foi eleito Presidente do Diretório Municipal do PT. Nas eleições de  2004, foi escolhido pelo partido para disputar o cargo como Prefeito, ficando em terceiro lugar, permanecendo militante deste partido até o ano de 2005, quando por vontade própria se desfiliou.

Em 2008, foi convidado a ingressar no antigo Partido do Movimento Democrático Brasileiro, PMDB (atual MDB), onde foi eleito no mesmo ano, como Presidente do Diretório Municipal de São Roque, partido pelo qual também concorreu ao cargo de Vereador, nas eleições dos anos de 2008 e 2012. Em 2013 desfiliou-se do PMDB.

No ano de 2015, ingressou no quadro local do Partido Socialista Brasileiro (PSB) do qual também se tornou Presidente do Diretório Municipal de São Roque, candidatando-se outra vez ao cargo de Vereador, nas eleições de 2016. Em meados de julho de 2019, renunciou por livre e espontânea vontade ao mandato de Presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), ingressando imediatamente e a convite no Partido PODEMOS, pelo qual concorreu no último pleito ao cargo de Vereador, sua quinta experiência, obtendo êxito, finalmente, elegendo-se com 401 votos.

Atualmente, Antonio José Alves Miranda, o Vereador Toninho Barba, como prefere ser chamado, é casado com a Professora Míriam Aleixo Centofanti, tendo como enteado o Álvaro Antônio, além de seus dois filhos, Roger Juan e Kelly Regina, advindos do primeiro casamento.