Cabo Jean volta a cobrar reconhecimento e valorização dos profissionais de saúde, pedindo que o prefeito pague o novo Piso Nacional da Enfermagem para os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem

Sempre defensor dos profissionais da Saúde, o Vereador Cabo Jean voltou a cobrar do Prefeito Guto Issa o reconhecimento e a valorização da categoria, em especial todos aqueles que são contemplados pela Lei Federal 14.434/2022, sendo eles os enfermeiros e enfermeiras, os técnicos e técnicas de enfermagem, além dos auxiliares de enfermagem.

No mês de abril de 2021, quando a Lei apenas tramitava no Congresso Nacional, Cabo Jean propôs na Câmara Municipal de São Roque a Moção de Apoio 141/2021, reforçando através dos Vereadores, o apoio para que pudesse realmente ser instituído o Piso Nacional do Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, naquela ocasião ainda tratando do PL 2.564/2020.

Com a aprovação da Lei no ano passado, o Vereador voltou a tratar do assunto, propondo que o município pudesse, através do Poder Executivo, reconhecer todos os esforços desses profissionais, principalmente no período da pandemia, inclusive resultando em um reconhecimento a nível nacional, pois São Roque foi uma das principais cidades a combater o Covid-19.

Para o Parlamentar, essa valorização fará toda a diferença na vida desses profissionais. “Com o pagamento do Piso Nacional, os salários melhorarão e consequentemente muitos desses profissionais poderão optar por apenas um vínculo e se dedicar ainda mais aos pacientes, eles terão a oportunidade para fazer cursos de especialização, melhorando assim sua qualidade de vida, além de ter mais ofertas de vagas para os colegas de profissão”, comenta.

Diante da resistência do Prefeito Guto Issa em não querer pagar o novo Piso da Enfermagem, Cabo Jean enfatiza que essa ação demonstra claramente que o Chefe do Executivo está perdendo uma excelente oportunidade de reconhecer e valorizar a classe. “Como forma de embasar que é possível pagar o novo Piso da Enfermagem, protocolei no final de fevereiro o requerimento 14/2023, solicitando ao Poder Executivo um estudo com o impacto financeiro para pagamento desses profissionais, pois para mim é inadmissível que um município que obteve uma arrecadação superavitária acima dos R$70 milhões do que estava previsto, não consiga pagar esses profissionais. Vejo comissões remuneradas para todos os lados, para tantas pessoas, e muitas delas até mesmo desnecessárias, como por exemplo uma comissão de cerimonial que paga mais de 900 reais para cada um dos membros nela nomeados, e que sozinha já custou mais de 90 mil reais desde a sua criação em junho de 2021. Vejo ainda muitos cargos comissionados desnecessários, assim como vejo muitos aluguéis de imóveis que o município não necessitava gastar, enfim, um simples enxugamento da máquina pública, a qual lamentavelmente vem sendo sufocada e utilizada em vários casos para favorecer alguns, já seria o suficiente para garantir a justa valorização desses profissionais. Através do meu requerimento, foi possível entender que o impacto financeiro para o pagamento desses profissionais de saúde é de R$ 1.238.790,79 ao ano ou R$ 103 mil por mês, valores esses completamente aceitáveis de serem pagos em um município que vem aumentando cada vez mais a sua arrecadação”, afirma.

Por fim, o vereador deixa claro que depende apenas da vontade do Prefeito. “Trata-se de uma vontade pura e simplesmente do Prefeito Guto Issa, basta ele querer, até porque é ele o único responsável por proporcionar esse reconhecimento e essa valorização, dando o que é de direito a esses profissionais que estão enquadrados na Lei 14.434/2022, ou seja, a Lei que estabeleceu o novo Piso da Enfermagem. Não consigo entender, como uma categoria que tanto faz e fez ao longo da pandemia pelo nosso cidadão, não pode ser valorizada, não há reconhecimento, ainda mais com um município como é o de São Roque que possui dinheiro em caixa e pode pagar com muita tranquilidade essa diferença”, encerra.