Paulo Juventude indica contratação de serviço para reduzir abstenção em consultas e exames do SUS

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail
 

Alguns Vereadores de São Roque estiveram em Campos do Jordão, participando do 66º Congresso Estadual de Municípios, evento que reúne Prefeitos, Vereadores e gestores públicos de todo o estado de São Paulo para discutir soluções para os desafios da gestão municipal.

Durante o Congresso, o Vereador Paulo Juventude (REDE), teve a oportunidade de conhecer a empresa Unicidades, que oferece um serviço inovador de chatbot e telemarketing para a área da saúde. A tecnologia da Unicidades tem como objetivo reduzir a abstenção em consultas e exames do SUS, um problema que impacta diretamente a qualidade da saúde pública em todo o país, inclusive em São Roque.

Dados alarmantes:

De acordo com dados do próprio Departamento de Saúde de São Roque, a abstenção em consultas e exames no município chega a mais de 20%, o que significa que a cada cinco consultas com especialistas agendadas, um paciente não comparece. Essa situação gera um impacto significativo na saúde pública, pois causa atrasos no tratamento de doenças, aumenta os custos do sistema e prejudica a qualidade do atendimento à população.

Tecnologia como solução:

A tecnologia da Unicidades utiliza inteligência artificial e chatbots para enviar mensagens de texto e voz aos pacientes, lembrando-os de suas consultas e exames agendados. A empresa também oferece um serviço de telemarketing para agendar consultas e tirar dúvidas dos pacientes.

Municípios que já adotaram a tecnologia obtiveram resultados expressivos. Em algumas cidades, a abstenção foi reduzida em mais de 60%, como no caso de um município que tinha 27% de abstenção e conseguiu reduzir para 5% com o uso da tecnologia.

Além de diminuir os custos do sistema e melhorar a qualidade do atendimento à população, a tecnologia também pode oferecer mais comodidade aos pacientes, que poderão agendar consultas e tirar dúvidas pelo aplicativo da Unicidades, sem precisar ir presencialmente aos postos de saúde.

Indicação ao Município:

Diante do exposto, o Vereador Paulo Juventude apresentou a Indicação nº 111/2024, lida durante a 7ª Sessão Ordinária, realizada na última terça-feira, 19, e encaminhada ao Poder Executivo para que seja realizado um estudo de viabilidade para a contratação do serviço. “Essa tecnologia pode ser uma ferramenta importante para reduzir a abstenção em consultas e exames do SUS em São Roque”, destacou o Vereador Paulo Juventude.