Vereador José Luiz quer transmissão das Sessões em Libras

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail
 

O vereador José Luiz, protocolou na Câmara Municipal um Ofício sugerindo à Mesa Diretora que as Sessões Legislativas sejam transmitidas com a tradução na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

A iniciativa visa promover a inclusão social, vai de encontro aos preceitos democráticos de tratamento igualitário para todos e pode promover mais interação social e política dos deficientes auditivos.

A Lei Federal n°10.436/2002, que dispõe sobre a Libras, prevê em seu artigo 2° que o poder público e as empresas concessionárias de serviços públicos devem garantir, apoiar e difundir o uso desta linguagem não verbal como meio de comunicação objetiva entre os surdos.

Desde 2009 a TV Câmara, responsável pelas Sessões do Congresso Nacional, transmite suas Sessões com a tradução simultânea para Libras, cujo exemplo foi seguido por Casas Legislativas de todo o país como as de Araras/SP, Criciúma/SC, João Pessoa/PB, Bento Gonçalves/RS, Cabo Frio/RJ, Goiânia/GO, entre outras.

“A Câmara Municipal deve dar o exemplo, promovendo a acessibilidade e a inclusão social, por isso pedi que a transmissão das Sessões seja feita em Libras, para que os deficientes auditivos também possam assistir, entender e participar mais da política e da sociedade”, comenta.

O vereador José Luiz sugeriu ainda que, se a medida for aprovada, a Câmara Municipal poderá celebrar convênio com a Associação dos Deficientes Auditivos de São Roque – ADAS, que já tem profissionais aptos, promove a inclusão dos surdos no município há vários anos e tem experiência no assunto.