Câmara aprova Projeto do Vereador Thiago Nunes que institui Campanha de Combate a Golpes Financeiros Praticados Contra Idosos

Durante a 20ª Sessão Ordinária, a Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 51/2023-L, de autoria do Vereador Thiago Nunes, que dispõe sobre a instituição de Campanha de Combate a Golpes Financeiros Praticados Contra Idosos.

O Vereador Thiago Nunes esclarece que o registro de golpes contra os idosos, em geral, tem sido cada vez mais comuns, praticados até mesmo dentro da própria família. São golpes como a apropriação indébita de recursos financeiros ou bens, administração fraudulenta de cartão de benefícios previdenciários, contratação de empréstimos financeiros sem o conhecimento do próprio idoso, enfim, uma série de práticas que prejudicam a vida dessas pessoas. “Acredito fortemente que as campanhas de cunho permanente darão amparo a esse segmento de pessoas, que são mais vulneráveis e suscetíveis a cair nos golpes. Além do mais, esses crimes acarretam graves e inestimáveis consequências à saúde dos idosos, de caráter social, psicológicos, entre tantos outros”, afirma.

Thiago Nunes enfatiza que a campanha de combate aos golpes financeiros promoverá o esclarecimento e a sensibilização da população quanto às medidas de proteção e auxílio às vítimas de golpes financeiros, inclusive estimula a sociedade civil a utilizar meios de comunicação para divulgar ações de prevenção e repressão aos crimes de estelionato contra idosos.

A referida propositura foi enviada para sanção do Chefe do Executivo.