Vereador Julio Mariano apoia a transferência do Gerenciamento do Pronto Atendimento da Santa Casa à Prefeitura

O vereador Julio Mariano, Presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal, participou nesta semana de reunião para tratar do futuro da Santa Casa com representantes do Executivo, Legislativo, da Irmandade Santa Casa de Misericórdia e funcionários do hospital.

Dever do Estado e direito fundamental garantido pela Constituição Federal, a saúde é causa de preocupação em todo o país, sendo que algumas cidades conseguem oferecer à população até mais do que o previsto em Lei, enquanto que outras não o fazem por restrições de orçamento, e em São Roque, como não há hospital público, a Santa Casa é contratada para suprir esta falta e deveria oferecer serviços de saúde gratuitos subsidiados pela Administração Pública.

Segundo o vereador, a responsabilidade pelo funcionamento e manutenção de um Pronto Atendimento (PA), capaz de atender as ocorrências de urgência e emergência é da Prefeitura, que também é responsável pela Rede Básica de Saúde, que inclui as Unidades Básicas de Saúde (UBS), também conhecidas como Postos de Saúde pela população. Contratada pela Prefeitura, a Santa Casa oferece, ou pelo menos deveria oferecer, além do atendimento de urgência e emergência, serviços de maternidade, internações, cirurgias, entre outros, mas, com os recursos que recebe não têm conseguido atender a todos com excelência. Por esta razão, Julio Mariano tem defendido que só sejam prestados serviços médicos se forem de excelência.

Para o parlamentar, uma forma de melhorar o atendimento seria transferir a responsabilidade de gerenciamento do PA de urgências e emergências para a Prefeitura em conjunto com uma UBS. E explica que dos sete mil atendimentos mensais feito pelo Pronto Atendimento, ao menos 50% dos pacientes não deveriam ser atendidos nele, e muitos casos deveriam ser atendidos na Rede Básica de Saúde.

Julio Mariano acredita que com um PA voltado para os casos que realmente são de Urgência e Emergência, os médicos plantonistas não precisariam atender cinquenta pessoas por plantão e, com mais tempo, atenderiam melhor e com mais qualidade cada paciente, diminuindo a possibilidade de erros médicos ocasionados pelo excesso de pacientes e pelo tempo reduzido que têm que dedicar a cada um.

Neste modelo, os pacientes que não são de urgência e emergência seriam atendidos pelos profissionais da UBS que, funcionando em tempo integral, atenderia mais pessoas e, para garantir mais qualidade nos serviços para os são-roquenses, encaminharia os moradores de outros municípios para suas cidades de origem, nos casos que não fossem urgência ou emergência, resultando na redução dos custos com os serviços do PA.

Durante a reunião na Câmara, os vereadores preocupados com a situação da Santa Casa e da saúde do município como um todo, apoiaram a ideia de separar os gerenciamentos do PA e da Santa Casa, acreditando que seria um grande passo para a melhora dos serviços públicos de saúde oferecidos.

“Acredito que se a Prefeitura assumisse a responsabilidade de gerenciar o PA, que hoje é o maior consumidor de recursos públicos repassados através de Convênio para a Santa Casa, com uma triagem bem feita e uma opção de atendimento médico para os casos que não são de urgência e emergência feitos por uma UBS instalada dentro da Santa Casa, com funcionamento em horários diferentes aos que são praticados nas demais UBS, estaríamos dando um grande passo na excelência da prestação de serviços de saúde e com uma possível redução de custos. “Dai a Cesar o que é de Cesar’”, finalizou Julio Mariano, do PSB, Vereador de São Roque.