Ônibus com elevadores quebrados causam transtorno aos cadeirantes

Alguns ônibus adaptados ao acesso de cadeirantes e que transportam passageiros em linhas intermunicipais estão realizando seus itinerários com os elevadores de acesso quebrados.

É o que aponta o vereador Donizete Plínio Antonio de Moraes, o Doni Carteiro (PSDB), após ser procurado ao longo da semana por cadeirantes usuários do sistema de transporte público municipal.

“Recebi a informação dos usuários. É imprescindível que as empresas permitam que os cadeirantes possam se deslocar sem ajuda, eles precisam dessa autonomia. Com o equipamento sem funcionar surgem as dificuldades, faz com que eles dependam do auxílio dos outros, não é o que eles buscam”.

Segundo Donizete, o problema relatado pelos usuários vai muito além da independência e falta de acesso.

“Sem o acesso os cidadãos são obrigados a permanecer nos pontos, as vezes por horas, a espera de outros carros que estão com o elevador funcionando. O problema é que muitos destes cidadãos têm no transporte público a única opção de locomoção, seja para o trabalho, para o lazer”.

Donizete vai mais além. “O cadeirante é obrigado a tolerar o equipamento quebrado. Mas e se, por exemplo, ele se atrasa para chegar ao trabalho, será que o chefe vai ser tolerante também? Isso não pode acontecer, temos que garantir o acesso aos usuários integralmente”.

Em busca de respostas o vereador enviou ao longo da semana um ofício às empresas citadas pelos usuários.

“Já tentei contato com os responsáveis via telefone, mais não obtive êxito. Também mandei os ofícios relatando os problemas e pedindo uma solução imediata. Creio que as empresas resolverão o problema, pois não estamos aqui tratando somente de dificuldades de acesso. Trata-se de um desrespeito às leis que garantem o acesso especial aos que precisam”, finaliza.