Vereador Zé Camargo propõe Projeto de Lei que cria sistema de utilização das águas pluviais em prédios públicos

Está tramitando na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 101/2014 L, de autoria do Vereador Zé Camargo, que dispõe sobre a criação do sistema de utilização de águas pluviais nos prédios públicos situados no município de São Roque.

Segundo o Vereador Zé Camargo, o Projeto de Lei tem como objetivo colaborar com o grave problema da falta de recursos hídricos. “O sistema de captação e armazenamento das águas pluviais é de grande importância, pois poderá ser utilizada para diversos fins, sendo que se pouparia o uso das águas potáveis para a realização de várias tarefas”, ressalta o parlamentar.

De acordo com o texto do Projeto de Lei, cada prédio público contará com no mínimo uma caixa de água, destinada exclusivamente ao armazenamento das águas pluviais, separada das caixas coletoras de águas potáveis. “As águas pluviais poderão ser usadas para algumas atividades, como descarga dos vasos sanitários, torneiras externas, lavagens das fachadas, janelas, pisos, calçadas e veículos, irrigação de hortas e jardins, tanques, máquinas de lavar e etc. Os imóveis públicos municipais que permitem o uso de água não potável deverão, no prazo de dois anos, serem equipados com os reservatórios de águas pluviais”, explica Zé Camargo.

Zé Camargo comenta que a falta de recursos hídricos assola todo o Estado de São Paulo, inclusive a cidade vizinha de Itu sofre com a escassez de água. “O presente Projeto de Lei também é importante para que num futuro a população de São Roque não venha a sofrer com problemas relacionados à falta d’ água, como está ocorrendo com algumas cidades vizinhas, inclusive com a cidade de São Paulo. Enfatizo que é necessário haver criações de políticas publicas voltadas ao tema porque alguns estudiosos já vêm alertando sobre a carência de água no mundo” comenta o Vereador.

O Vereador alerta para o uso racional da água. “A população pode e deve contribuir com o consumo consciente da água, evitando seu desperdício e atentando-se para mudança de hábitos, como regar as plantas com regador, lavar calçadas e espaços com água de reuso, fechar as torneiras ao escovar os dentes, tomar banhos mais rápidos, entre outros”, finaliza Zé Camargo.

O Projeto de Lei deverá entrar na pauta de votação da Câmara Municipal nos próximos dias.