Casos de Dengue em São Roque aumentam em 263% em apenas um mês e Vereador Cabo Jean cobra providências

Ao usar a tribuna durante a 10ª Sessão Ordinária, realizada na noite da última terça-feira, 09 de abril, o Vereador Cabo Jean cobrou providências com relação ao aumento de casos de Dengue no município de São Roque.

Segundo dados informados pela própria Prefeitura, no dia 08 de março tinham 32 casos, no dia 15 de março subiu para 46 casos, em 22 de março passou para 62 casos, já em 29 de março tinham 90 casos e no dia 05 de abril o município registrava 116 casos. Para Cabo Jean, este é um momento crítico que a cidade vem passado, em contrapartida, a Administração Municipal não está fazendo nada para diminuir essa sobrecarga nos atendimentos. “São 84 casos a mais no período de um mês em nosso município. O Brasil, o Estado e a nossa cidade estão enfrentando uma grave crise na saúde pública, porém o Chefe do Executivo não faz nada para tentar diminuir o sofrimento da população. Passou da hora de termos um plano de contingência, mas pergunto ao Executivo, quais serão as estratégias empregadas?”, interroga.

Desde 2022, Cabo Jean cobra ações do Poder Executivo para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. “De 2022 para 2023 os casos dobraram. Em 2022, no período de janeiro a agosto, São Roque registrou 37 casos de dengue, dos quais 33 deles foram originários do próprio município, enquanto que em 2023, o município registrou um aumento de pelo menos 120% dos casos de dengue, com 81 casos entre janeiro a agosto, com 61 deles sendo originários do próprio município”, informa.

Quem procura por atendimento no hospital Santa Casa enfrenta horas na fila aguardando. Essa situação caótica é motivo de reclamação da população nas redes sociais, nos veículos de imprensa e também ao Vereador Cabo Jean, que recebe inúmeras mensagens diariamente. “O paciente que vai ao hospital Santa Casa fica aguardando cerca de cinco a seis horas para passar pelo médico, o que é inadmissível para uma pessoa que está doente e precisa de ajuda. Hoje, temos filas intermináveis no único hospital público e a população é quem paga pela falta de planejamento da atual Gestão”, diz.

Cabo Jean cobrou providências durante a sua fala em tribuna e nesta quarta-feira o Prefeito anunciou que a partir do próximo dia 15 haverá uma ala especifica para atender as pessoas com suspeita de dengue, que funcionará no prédio onde era a hemodiálise. “Estamos convivendo com essa epidemia há meses, e precisou pressionar e cobrar para o Prefeito tomar uma providência? Não é de hoje que as pessoas estão sofrendo passando horas e mais horas para serem atendidas, e ainda assim o Prefeito anuncia que o funcionamento dessa nova ala será a partir do dia 15. Lamentável”, finaliza.