Cabo Jean afirma: enquanto o foco for festas e propaganda, a população vai continuar sofrendo, como por exemplo, com a falta de remédios

Ao usar a tribuna durante Sessão Ordinária, realizada na última terça-feira, dia 28, o Vereador Cabo Jean cobrou melhorias na Farmácia Central Municipal, situada no Centro de Saúde II.

Cabo Jean fez duras críticas ao Chefe do Executivo e a Diretora de Saúde, solicitando melhorias no setor que recebe, dependendo do dia, até 400 pessoas. “Hoje o munícipe que depende da Farmácia Central Municipal para receber seu medicamento fica uma, duas ou até três horas na fila de espera, para em menos de 30 segundos receber um “NÃO TEM O REMÉDIO”. São Roque tem o privilégio de ser um município que possui total condições de adquirir qualquer medicamento para o seu povo, um município que não precisa ficar dependendo do Governo do Estado, porém não é isso que  anda acontecendo”, lamenta.

O Vereador enfatiza que a Farmácia Municipal é o coração da assistência farmacêutica da cidade de São Roque, uma vez que além de entregar os medicamentos, os servidores fazem a dispensação para outras 10 unidades de saúde do município, inclusive atendem os pacientes que passam pela saúde mental e pela vigilância epidemiológica. “Atualmente a Farmácia Municipal possui menos de 10 servidores para atender praticamente toda a população que por ali passa, além de preparar tudo que necessita ser destinado aos munícipes que passam pelos postos de saúde existentes nos bairros. Todos os meses, ao longo de 10 dias, eles realizam a entrega dos medicamentos de alto custo que são destinados pelo Governo do Estado para cerca de 1500 pessoas. Outro absurdo é que o local conta com seis guichês, mas que funcionam apenas dois ou três pela falta de pessoas. Um serviço que devia amparar a nossa população, infelizmente vem judiando do povo porque o Departamento de Saúde está perdido, sem rumo e sem comando, haja vista que lá virou um cabide de emprego, pois não é possível que apenas na sede administrativa tenha mais de 20 servidores, enquanto que na Farmácia Central Municipal, o principal ponto da assistência farmacêutica, que dispõe de um serviço essencial para a nossa população, possua menos de 10 servidores, está tudo errado”, afirma;

Reclamações dos usuários:

O Vereador Cabo Jean informa que recebe, diariamente, inúmeras reclamações da população referente a falta de insumos na Farmácia Municipal. “Fico indignado com essa postura do Prefeito, que permite que a CEJAM receba rios de dinheiro (Mais de R$ 51 milhões) em contrapartida, o morador vai à Farmácia e não tem esparadrapo, ataduras, frascos para dieta e equipo, remédios analgésicos e anti-inflamatórios, pomada para curativos em diabéticos, medicamentos para pressão alta, entre outros. O munícipe que depende da rede municipal de saúde fica esperando por uma consulta por cerca de dois ou três meses, o serviço de ambulância municipal encontra-se jogado às traças e à mercê da sorte, a Santa Casa está um caos. Enquanto isso, a gestão está colocando a vida da população em risco, estão brincando com a sorte e permitem que faltem medicamentos básicos e de uso contínuo”, afirma.