A mágica do pó de pirlimpimpim

O pó de Pirlimpimpim era um pó mágico, utilizado pela boneca Emília, pelo Visconde de Sabugosa e pelos famosos personagens de Monteiro Lobato integrantes das histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo, que em um passe de mágica transportava pessoas de um lugar para outro.

Parece brincadeira de criança, mas com ele tudo era possível, tudo se realizava rapidamente, aquele era o pó que resolvia tudo.

Na última segunda, foi aprovado na Câmara Municipal, um Projeto de Lei que determina o valor do subsídio a ser pago para a empresa Viação São Roque, cujo contrato tem vigência até 2018.

Há alguns meses, a crise do transporte expôs uma situação crítica que acabou sendo resolvida com um acordo entre a empresa e a Prefeitura, gerando um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que estabeleceu que a empresa melhoraria a frota de veículos e os serviços prestados, no que tem se empenhado. Em contrapartida, a Prefeitura deveria cumprir com o subsídio criado por Lei em 2015, e não pago até o momento, para custear as passagens gratuitas destinadas a estudantes, idosos com mais de 60 anos, policiais civis e militares, deficientes físicos e seus acompanhantes, entre outros detentores do direito ao transporte gratuito.

Todos os municípios pagam por esse serviço prestado pelas empresas de ônibus, afinal, há direitos legais incontestáveis que devem ser cumpridos pelo Poder Público, em todas as cidades, e caso o subsídio não fosse pago, seu custo seria rateado entre todos os usuários e o valor das passagens seria aumentado, ou seja, a maioria que paga as passagens seria prejudicada pela minoria que não paga.

Também é importante lembrar que o transporte público implantado em São Roque, permite a integração do passageiro que pode ir de um lado ao outro da cidade, trocando de veículos e pagando apenas uma passagem.

E, se o contrato com a empresa fosse rompido, caberia ao município a restituição de valores, o pagamento de multa pela rescisão e, ainda, o ônus de encontrar outra empresa de ônibus que passasse pela licitação e que, segundo o que se vê nas cidades da região, aceitasse o subsídio de no mínimo o dobro do que pagaremos aqui.

Assim, cabe a oposição dizer onde encontrar o pó mágico de pirlimpimpim que transporta pessoas, de um lado para outro, de forma divertida e, o melhor, de forma gratuita.

Alexandre Pierroni é Veterinário há 20 anos em São Roque, Vereador e Secretário da Comissão Permanente de Saúde e Educação da Câmara Municipal.