Vereador Julio Mariano quer fomentar as Hortas Educativas e Comunitárias em São Roque

Quando falamos em horta geralmente vem em nossa mente à imagem de um lugar afastado no interior, geralmente dentro de propriedades rurais. Viver numa cidade e buscar manter certo equilíbrio e qualidade de vida não é tarefa fácil, mas na maioria das vezes as soluções são tão simples que nos surpreendem. O ato de cultivar a terra, plantar sementes e compartilhar os cuidados e seus frutos é ancestral. Sem o alimento e a união entre as pessoas a humanidade não resistiria.
O contato com a terra, a água, o Sol, as sementes, o acompanhar do crescimento de seus frutos, dividir os cuidados e compartilhar sua produção são atividades que trazem bem-estar e união entre as pessoas, além disto,  comer o que você cultivou tem outro sabor. Pensando nisso, o Vereador Julio Mariano apresentou um Projeto de Lei que foi aprovado na ultima sessão da Câmara Municipal e que agora vai para apreciação do Poder Executivo que Institui o Programa Municipal de Hortas Educativas e Comunitárias em nosso Município. “Como o Projeto cita as Hortas Educativas deverão ser instaladas nas escolas da rede Municipal de Ensino e as Hortas Comunitárias deverão ser instaladas em terrenos de propriedade pública”, informa Julio Mariano.
O Vereador Julio Mariano explica que a intenção é de que nas escolas as crianças tenham a oportunidade de logo cedo terem contato com a terra, apreendam a plantar, acompanhar seu crescimento e até participar da colheita, despertando assim seu interesse pela agricultura. Já as Hortas Comunitárias serão de responsabilidade do Departamento de Bem Estar Social, contribuindo na ocupação benéfica de terrenos baldios ociosos em áreas urbanas que muitas vezes são utilizados como depósito de entulhos e se transformam em focos de contaminação e transmissão de doenças, protegendo e conservando estas áreas evitando problemas sociais de invasão e sanitários, além de ser um instrumento de ação social proporcionando uma alimentação mais saudável e aumentando a relação homem-natureza e o meio ambiente. “Me recordo quando minha filha mais nova aprendeu na escola sobre as Leis de trânsito. Assim que entrava no carro ela me alertava que teria que por o cinto antes de dar partida. Em uma outra fase ela me cobrava que o resto do óleo de fritura tivesse sua destinação correta. Tenho certeza que quando estas crianças tiverem a oportunidade nas escolas de aprenderem a plantar uma muda, a regar e ver esta plantinha crescer , elas levarão este aprendizado para dentro de suas casas e convencerão seus pais a fazerem hortas. E acima de tudo terão informação de como utilizar o adubo orgânico. Por outro lado, sabemos que temos algumas Sociedades Amigos de Bairros atuantes em nosso município, assim como diversas outras entidades que poderão se utilizar daquelas áreas públicas que hoje só servem para receber os entulhos daqueles que vivem cometendo crime ecológico e com a utilização da área para implantação de Hortas possibilitará uma alimentação mais saudável ao cidadão são-roquense”, finalizou o Vereador Julio Mariano do PSB.