Vereador Julio Mariano comenta que o serviço de Caminhão Limpa Fossa sem custo poderá ser uma realidade em São Roque

Esta semana, em resposta a um Requerimento de sua autoria, o Vereador Julio Mariano ficou satisfeito em saber que a Prefeitura Municipal irá contratar uma empresa para disponibilizar aos cidadãos de situação socioeconômica desfavorável , o serviço de “limpa fossa”.

Ocorre que desde que se tornou Vereador pela primeira vez em 2009, Julio Mariano tem lutado para que os cidadãos que não tenham condições de pagar por esse serviço tivessem o mesmo disponibilizado pelo Poder Público. “Sabemos que em nosso Município não ocorre o tratamento de um único metro cúbico de esgoto, a empresa responsável afasta os resíduos oriundos das residências e encaminha estes resíduos para os córregos e rios de nossa cidade e nem todas as residências possuem este tipo de serviço, muitos bairros não estão contemplados, então a saída é o uso de fossas”, diz Julio Mariano.

O Vereador afirma que com o passar do tempo estas fossas necessitam ser esgotadas e aí começa o pesadelo. “Hoje o custo do esgotamento de uma fossa gira em torno de R$800,00 e exatamente quem mais utiliza as fossas são as pessoas de poder econômico desprivilegiado que moram em bairros mais afastados. Quando a fossa transborda e o morador não tem condições de arcar com esta despesa, os rejeitos são lançados para as vias públicas, causando um tremendo transtorno ambiental. Nosso Município, como tantos outros e com razão possuem leis que acabam multando estes cidadãos quando isso ocorre”.

O saneamento básico é um direito fundamental do indivíduo e da coletividade, além de serviço público essencial, e previsto na constituição de obrigação do Município e do Estado. O saneamento básico ainda atua entre a garantia do mínimo existencial social (moradia adequada, à saúde e a melhoria de todos os aspectos de higiene), e a proteção ambiental. A população, sem acesso as condições existenciais básicas assinala um conjunto de desigualdades sociais, econômicas e ambientais. Assim quando da renovação do Contrato com a Concessionária Sabesp que é a responsável pelo recuo do esgoto, o Vereador Julio Mariano incluiu na época um adendo ao Contrato, onde a Prefeitura ficava autorizada a disponibilizar, diretamente ou por intermédio da Sabesp, o veículo tipo “limpa fossa” aos imóveis residências para as pessoas que preencham um perfil socioeconômico desfavorável que acabou gerando uma Lei Municipal 3753/2011, porém, este serviço nunca esteve disponível para a população. Sendo assim, o Vereador procurou o Prefeito Claudio Góes que se mostrou sensibilizado com o assunto e com os transtornos que a população e o meio ambiente sofrem quando os rejeitos são lançados nas vias públicas e com a população que não possuem condições de pagar e que, portanto não tem este serviço disponível.

Julio Mariano ainda comenta que a cada R$1,00 investido em Saneamento Básico se economiza R$4,00 com a Saúde.  Assim o Vereador agora fica no aguardo que esse tão importante serviço seja disponibilizado à população e lutará para que a Sabesp custeie este serviço por entender ser uma obrigação da Concessionária que deveria estar disponibilizando o recuo dos rejeitos e não o fazem. “Muitas destas pessoas que deixam suas fossas transbordarem tem consciência que estão errados é do dolo que estão causando para o meio ambiente e para a saúde publica. Mas o que fazer se tem que optar pelo pão de cada dia. Parabenizo o Poder Executivo por estar vindo de encontro a este desafio, mesmo diante da condição financeira em que se encontra nosso Município”, finaliza o Vereador Julio Mariano do PSB.