Vereador Julio Mariano comenta: Logo haverá campeonato de pesca no Córrego Carambeí ao longo da Marginal

Legenda da foto: Espaço antes da construção da ETE, foto tirada em 1998

Este ano a Lei do Saneamento Básico completa dez anos e segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente 50,3 % do esgoto produzido no país tem seu processo de coleta feito por meio de redes e apenas 42,7% é devidamente tratado.  O maior volume desse esgoto, como é possível imaginar, é encontrado nas regiões metropolitanas e de grandes cidades, onde ele (o esgoto) é despejado em mares e rios, sem qualquer tratamento prévio, poluindo as águas e acabando com a biodiversidade presente neles. Um verdadeiro crime ambiental.

Julio Mariano explica que a falta de tratamento dos esgotos pode contribuir para proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas, além de degradação do corpo da água. A disposição adequada dos esgotos é essencial para a proteção da saúde pública. “Aqui em nossa terrinha, depois de vinte anos de espera, finalmente entrará em funcionamento a tão esperada Estação de Tratamento de Esgoto de São Roque,construída pela Sabesp, na Rodovia Lívio Tagliassachi, no bairro do Guaçu”, comentou o Vereador.

Nesta primeira fase, o tratamento de esgoto contemplará a área central e os bairros coligados, o esgoto coletado tratado será da ordem de 80%. Já na segunda etapa, que será entregue em dezembro de 2017, e que compreende o tratamento dos distritos de Maylasky e São João Novo, a cidade passará a contar com cerca de 95% do esgoto coletado tratado, além da despoluição dos ribeirões Guaçu e Mombaça, afluentes do Tietê e dos córregos Aracaí, Carambeí e Marmeleiro. “Em um segundo momento serão contemplados os bairros Paisagem Colonial, Vinhedos, Campininha e Canguera, pois o projeto já está pronto com as licenças ambientais autorizadas e o processo de licitação em andamento. Quando esta fase estiver terminada, São Roque terá aproximadamente 99% de seu esgoto coletado tratado e as obras para o restante serão concluídas no mais breve espaço de tempo”, informou Julio Mariano.

Segundo informações, a Estação de Tratamento retirará 6 milhões de litros de esgotos por dia com a capacidade de tratamento de 156 litros por segundo e será a terceira em capacidade do Estado de São Paulo. “Com a ETE ainda em fase de teste, já se constatou que a oxigenação das águas dos rios e córregos  aumentaram para um valor aceitável, tanto é que no dia da inauguração da Estação,  a SABESP deverá soltar 10 mil peixes nos rios e córregos da cidade. Finalmente  São Roque realizará um antigo sonho e dará exemplo, já que somos Estância Turística e basicamente a natureza e o meio ambiente são nossas principais riquezas. Oxalá em breve possamos ver cidadãos são-roquenses pescando nas margens de  nossos córregos, rios e ribeirões, porque não ao longo da Avenida Antonino Dias Bastos, no Córrego Carambeí” , finalizou o Vereador do PSB Julio Mariano.