Vereador Cabo Jean reivindica instalação de Farmácia Municipal no Pronto Atendimento Geral ao lado da Santa Casa

Através da Indicação nº 50/2022, protocolada na Casa de Leis nesta semana, o Vereador Cabo Jean está reivindicando junto ao Executivo a instalação de uma Farmácia Municipal no novo Pronto Atendimento Geral pertencente e de total responsabilidade da Prefeitura, o qual atualmente atende a população no prédio recém reformado e com funcionamento ao lado da Santa Casa de São Roque.

Cabo Jean comenta que a proposta surgiu para facilitar que o munícipe retire o seu medicamento. “O paciente já sairia com a receita em mãos do Pronto Atendimento e passaria pela Farmácia Municipal. Ou seja, deixaria as dependências do Pronto Atendimento já com o remédio em mãos. Hoje, a pessoa passa pelo médico e posteriormente deve se deslocar para outra região da cidade, enfrentar mais uma fila e mais uma espera. Isso se for em horário comercial, pois atualmente a Farmácia Municipal funciona das 07h às 16h de segunda a sexta-feira. Portanto, caso o morador use o hospital posteriormente, no período noturno ou nos finais de semana e feriados, tem que retirar o medicamento no dia seguinte ou no próximo dia útil”, informa.

Conforme explica o Vereador Cabo Jean, a viabilidade dessa proposta, poderá melhorar e até desafogar o atendimento na própria Farmácia Municipal, atualmente localizada no Centro de Saúde II. “O município cresceu e acredito que comporta mais uma Farmácia pública, até para diminuir o número de reclamações quanto a demora pelo atendimento, já que a demanda é alta no dia a dia. A cidade possui uma farmácia estruturada e abastecida, e isso apenas iria demandar um espaço físico, onde estaria sendo montada uma logística para abastecer o local com os medicamentos já disponibilizados dentro da rede municipal, como já é feito, necessitando, assim, talvez, de contratação de mão de obra, caso não exista disponível.”, esclarece.

O Parlamentar alega que como o município obteve uma saúde financeira totalmente superavitária ao longo de 2021, quando arrecadou R$41 milhões a mais do que o previsto, sendo este superávit em mais de R$ 17 milhões somente com recursos de fonte 1 (exclusivos de impostos municipais), seria prudente investir na instalação de uma nova Farmácia Municipal, e o objetivo fim seria justamente um melhor serviço para a população.