Alexandre Pierroni cobra Plano de Ação Municipal quanto ao déficit de aprendizagem e evasão escolar dos alunos

Nesta semana, o Vereador Alexandre Pierroni enviou o Ofício nº 2197/2021 ao Diretor de Educação cobrando um posicionamento sobre a criação de políticas públicas para o enfrentamento dos problemas do período pandêmico, especialmente quanto aos planos para evitar a evasão escolar e o déficit de aprendizagem que afeta os alunos da rede municipal.

Alexandre Pierroni, vice-presidente da Comissão Permanente de Educação na Câmara de São Roque, explica que o Brasil não possui critérios para preencher as lacunas deixadas pela defasagem na aprendizagem escolar. “Os dados são preocupantes, os alunos da rede pública foram extremamente prejudicados. A mídia nacional divulga, semanalmente, informações negativas sobre o atual cenário. Desta vez, o assunto é que a Comissão Externa da Câmara dos Deputados, que acompanha as ações do Ministério da Educação (MEC), apresentou relatório afirmando que o órgão do Governo Federal não realizou nenhum diagnóstico sobre as perdas de aprendizagem dos alunos e evasão escolar. Isso significa que o referido Ministério tinha a obrigação de cobrar dos Estados e Municípios um planejamento para que os alunos fossem os menos prejudicados, mas lamentavelmente nem ele cumpriu o seu papel”, alega.

Para o Vereador Alexandre Pierroni, em São Roque a situação não é tão diferente. “Mais uma vez volto a falar que o Departamento de Educação do nosso município também não possui dados e nem planejamento para o retorno das aulas presenciais. Reforço que na minha opinião os alunos da rede municipal deveriam estar estudando nas nossas unidades escolares, mas não, permanecem fora das escolas. Fato este que nos envergonha, além de prejudicar ainda mais as nossas crianças. Agora a minha cobrança é para que a Prefeitura faça um projeto, visando assim diminuir o déficit de aprendizagem dos estudantes, inclusive com planos de ação para evitar a evasão escolar”, ressalta.