Vereador Julio Mariano destina Emenda Impositiva de R$ 40 mil para volta do Cursinho Popular de São Roque

O Cursinho Popular de São Roque foi criado em 2010, como uma ação social viabilizada pela iniciativa e atuação de educadores de São Roque e região, com o objetivo de preparar, de forma crítica, os estudantes da rede pública para participarem de vestibulares no país, aumentando as chances de ingresso nas faculdades e universidades.

Conhecido como “Cursinho da ETEC”, por conta do local onde era oferecido inicialmente, o projeto também teve outros endereços como, por exemplo, o prédio da antiga Escola Estadual Bernardino de Campos e o Centro Educacional e Cultural Brasital, até ser descontinuado, situação que permanece até os dias de hoje.

Desde sua fundação o Cursinho atendeu mais de 1.500 vestibulandos, resultando em 400 aprovações em universidades brasileiras de qualidade como nas estaduais USP, UNICAMP, UNESP, nas federais UFMG, UFRJ, UFRGS, UFF, entre outras acessíveis através do ENEM e do SISU, e em dezenas de particulares viabilizadas com bolsas do PROUNI.

Tais dados referendavam a qualidade do Cursinho e sua importância para pais e alunos de todo o município, razão pela qual era viabilizado através de Emendas Parlamentares da Deputada Estadual Ana do Carmo, atendendo às solicitações do vereador Julio Mariano e do Professor Rogério de Souza, seus amigos.

Apesar de todos os resultados positivos, em 2017 o Cursinho foi interrompido por falta de dotação orçamentária do município, mas teve continuidade mesmo sem recursos, pelo esforço e voluntariado dos professores envolvidos, sendo realizado nas dependências da Brasital.

Ao retornar ao Legislativo em 2017, o Vereador procurou a Deputada Ana do Carmo e garantiu uma Emenda Parlamentar de 180 mil reais que foi recebida pela Prefeitura, porém, por questões desconhecidas, burocracia ou excesso de  zelo do Departamento de Educação do município, somente no final de 2018 a Prefeitura reiniciou o Cursinho de forma tímida e com tempo hábil inadequado, causando no vereador a dúvida se isso ajudou ou não.

Para 2019 o Poder Executivo previu uma dotação orçamentária no valor de R$120 mil reais para a realização do Cursinho, entretanto, até o presente momento o mesmo não teve início e o vereador Julio Mariano conta que o sucesso do projeto e os melhores resultados dependem do seu tempo de duração, devendo iniciar no primeiro semestre.

Em recente conversa com o Diretor de Educação, Leodir Ribeiro, o parlamentar recebeu a notícia que existe interesse do município em reiniciar o cursinho, notícia que não diminui a preocupação do vereador com relação a perda do “timing” do projeto, como aconteceu no ano anterior quando o projeto iniciou tarde demais e teve resultados ínfimos perto do que poderia.

“Sabemos que existem exigências legais para a contratação de empresa para oferecer este serviço, também existem muitas maneiras de se fazer isso legalmente, o que não podemos aceitar é que o Cursinho não aconteça por conta de dúvidas burocráticas de como deve ser feito. Sabendo que o Orçamento do Município para 2020 prevê dotação orçamentária de R$100 mil para esta finalidade, e sabendo que a quantia não é suficiente, destinei mais R$ 40 mil através de uma das minhas Emendas Impositivas, para que a soma seja suficiente para viabilizar o Cursinho Popular e, durante o ano todo vou cobrar os responsáveis por esse retorno, para que jovens de baixa renda em idade de vestibular possam se beneficiar desse projeto tão importante”, finalizou Julio Mariano, Vereador de São Roque.