Vereador Julio Mariano fala sobre o turismo e sua infraestrutura em São Roque

Há muito tempo, o município de São Roque vem trabalhando com o intuito de fortalecer o turismo, afinal é uma Estância Turística que com a criação dos “Roteiros”, reunião de destinos e atrações turísticas por área de interesse ou localização geográfica, deu um grande passo neste sentido.

Na prática, a potencialização destes roteiros e de seus atrativos ocorreu de forma diferenciada, de maneira que hoje as demandas por determinados pontos da cidade são diferentes de outras, que por sua vez também abrigam pontos turísticos e de interesse neste sentido.

Assim, é importante que façamos um trabalho para potencializarmos outros roteiros e pontos turísticos em São Roque, de maneira que as visitações sejam distribuídas com mais equidade.

O Roteiro do Vinho, que reúne muitos estabelecimentos e destinos ligados a enologia e gastronomia, tornou-se um dos preferidos pelos turistas e se destaca em número de visitantes, sendo “invadido” por milhares de pessoas a cada fim de semana, principalmente em feriados prolongados, chegando ao ponto de sua infraestrutura não conseguir atender a demanda com a qualidade e a atenção que os turistas merecem.

Da mesma maneira, a antiga Estrada do Vinho, principal via de acesso a este roteiro, não foi planejada para o grande fluxo de veículos que tem recebido atualmente, e está tendo dificuldade para recepcionar os milhares de carros, e as já dezenas de ônibus turísticos, que a visitam a cada final de semana, vindos de toda parte.

Por outro lado temos pontos turísticos em São Roque com grande potencial turístico, a espera de investimentos e divulgação como é o caso da Pedreira da Vila São Rafael, da Capela de Santo Antonio, do Morro do Saboó, da Mata da Câmara, entre outros.

Recentemente o Vereador Julio Mariano, preocupado com esta situação, recebeu em seu gabinete as guias turísticas Jussara Xavier, Bianca Paes e Mariane, integrantes da Associação São-Roquense de Guias de Turismo – ASGUIT, composta por vinte guias de turismo.

Durante este encontro, o vereador recebeu informações e depoimentos importantes das profissionais diretamente ligadas ao setor turístico do município como, por exemplo, o fato de uma excursão turística, guiada por uma delas, ter levado uma hora para se deslocar do início ao fim do roteiro do vinho em um dos dias do último feriado prolongado.

Entre os assuntos relevantes discutidos no encontro, merece destaque a sugestão para a criação de Lei para regulamentar as atividades dos Guias de Turismo no município, o que motivou o vereador Julio Mariano à protocolar Projeto de Lei sobre o assunto na Câmara Municipal, devendo também ser enviado ao conhecimento do Conselho Municipal de Turismo para que possa ser apreciado por seus membros.

“São Roque tem hoje realmente um grande potencial para se desenvolver economicamente através das atividades turísticas, porém, requer uma atitude arrojada neste sentido para que possamos alavancar outros roteiros e pontos turísticos do município. Temos que reconhecer que o sucesso do Roteiro do Vinho, se deve em grande parte ao trabalho dos comerciantes daquela região, porém, cabe aos governantes criarem políticas públicas para potencializar o turismo em outras regiões da cidade, como a área central por exemplo, onde infelizmente o principal atrativo para os turistas nos finais de semana são os caixas eletrônicos”, finaliza o vereador Julio Mariano, do PSB, São Roque.