Vereador Julio Mariano comenta: São Roque pode se tornar uma potência na produção de Produtos Orgânicos e o Meio Ambiente agradece

A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada anualmente e começa em 1º de junho e vai até 5 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil. O meio ambiente oferece aos seres vivos as condições essenciais para a sua sobrevivência e evolução. A sociedade humana não se sustenta sem água potável, ar puro, solo fértil e sem um clima ameno. Não há economia sem um ambiente estável. Hoje, a maioria das pessoas vivem em grandes cidades e boa parte delas não costumam ter muito contato com a natureza.

No passado, a maior parte da população morava na zona rural e sentia na pele a importância do meio ambiente para suas vidas. Os nossos antepassados cultivavam a terra e sabiam que dependiam dela para viver. Todos os dias buscavam  a água que precisavam no rio ou na fonte que passava ou brotava no quintal de casa. Atualmente compramos a nossa comida no supermercado e a água chega às nossas casas pela torneira, acabamos nos esquecendo que tudo o que comemos e bebemos vem da natureza. Tendo consciência da importância da preservação do Meio Ambiente, o Vereador Julio Mariano, desde sua primeira legislatura, vem se empenhando para que seu mandato contribua com a preservação do meio ambiente. Teve um forte envolvimento na criação do Ecoponto implantado na Prefeitura que recebe as carcaças de pneus usados de nosso município. Teve projetos aprovados como o que institui a Campanha de Conscientização e Esclarecimento sobre a necessidade dos terrenos serem mantidos limpos, o que dispõe que as novas instalações Federais, Estaduais, Municipais, de econômica mista, bem como as edificações de saúde e de ensino que forem construídas em nosso município devem ser contempladas com o reuso das águas pluviais e o projeto que dispõe sobre o uso do asfalto ecológico pelo município. Nesta Legislatura, o Vereador aprovou o projeto que institui o Programa Municipal de Hortas Educativas e Comunitárias, que deve fomentar nas escolas da rede de Educação Municipal o estímulo às crianças a manusear a terra e de oferecer aos cidadãos espaços públicos em seus bairros para o plantio de hortaliças. Outra bandeira que está sendo levantada pelo Vereador é a produção de alimentos orgânicos.  A única Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica do Estado de São Paulo está situada em São Roque e sabendo da importância da alimentação orgânica, o Vereador coloca seu mandato a disposição da Divisão do Meio Ambiente de São Roque que está desenvolvendo um trabalho neste sentido através do Professor Leodir Ribeiro.

“No mês de março, a Estância Turística de São Roque recolheu 1745 toneladas de lixo ao custo de R$ 220,06 a tonelada, cada morador gerou algo em torno de 750 g de lixo por dia. Gerou uma despesa em torno de R$ 385 mil reais para o município só com a coleta e destinação do lixo domiciliar. Este lixo coletado é composto por 50% de lixo seco e 50% de úmido. A maioria dos componentes do lixo seco podem ser reciclados, assim como boa parte do lixo úmido pode virar adubos de ótima qualidade se forem compostados. Se conseguimos dar uma destinação final correta para a geração de nosso lixo doméstico, com certeza, além do meio ambiente agradecer, nosso município fará uma grande economia”, finaliza o Vereador do PSB Julio Mariano.