Vereador Julio Mariano comenta sobre o sistema de Saúde na cidade de São Roque

Sempre que se faz uma pesquisa para saber quais são as prioridades da população brasileira, com certeza a Saúde é citada e geralmente aparece em primeiro lugar.  Embora o Brasil seja um dos poucos países a oferecer um atendimento gratuito para os casos de Saúde através do Sistema Único de Saúde, o conhecido SUS, o sistema ainda tem muito a melhorar.

No Estado de São Paulo, por exemplo, o sistema de Saúde é dividido em DRS´s (Divisões Regionais de Saúde) e nestas divisões são encontradas as especialidades. São Roque pertence a DRS XVI que tem um grande número de usuários, compreendendo 46 cidades. Estas DRS´s possuem especialidades médicas espalhadas pela região e passam a ser as referências para os atendimentos dos pacientes do município. São Roque tem como referência os Hospitais Regionais de Sorocaba e os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), localizados em Sorocaba, Itu e etc.

O Vereador Julio Mariano comenta que em decorrência deste sistema adotado pelo Estado de São Paulo, os pacientes são obrigados a se deslocarem do município de São Roque para passarem pelos atendimentos médicos nas diversas referências espalhadas pela região. “Para cada cidade existe um número de vagas mensais e como o número de vagas é menor do que o necessário, para se conseguir um exame de Eletroneuromiografia, por exemplo, o paciente tem que aguardar 19 meses na fila. Hoje, segundo informações da Assistente Social do Hospital Regional de Sorocaba, estão agendados os pacientes do mês de junho de 2022 para realizarem o referido exame”, fala.

O Parlamentar conta que é comum encontrar pessoas solicitando ajuda, pois geralmente já estão há mais de dois anos esperando a realização de determinados procedimentos, o que é humanamente inconcebível. Assim, cabe ao município disponibilizar o transporte para garantir o atendimento destas pessoas. No ano passado, o Vereador observou que muitos destes passageiros passavam o dia fora e diversos não possuíam recursos para poder se alimentar. Portanto, através da iniciativa de Julio Mariano, foi criado um Projeto de Lei chamado “Kit Lanche”, aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo Prefeito Guto Issa, e que hoje ao embarcar nos transportes públicos os pacientes recebem um kit contendo guloseimas.

Nesta semana, pensando em amenizar a situação destes usuários, o Prefeito Guto Issa     implanta a Telemedicina em cinco unidades de Saúde, a do Taboão, do Villaggio Emilia, de São João Novo, do Guaçu e a de Maylasky, que deverá acelerar o atendimento das consultas médicas.  No primeiro momento, os atendimentos serão nas áreas de neurologia e cardiologia, sendo efetuados de maneira “on line” por médicos gabaritados que se encontram em outras cidades e devem iniciar o tratamento destas pessoas.

Julio Mariano destaca que atualmente o município tem fila de espera para realização dos atendimentos de consultas nas áreas de Neurologia e Neurologia Pediátrica. “Há mais de 400 pessoas na fila de espera, podendo o atendimento demorar um bom tempo para acontecer nessas especialidades médicas. A implantação deste novo sistema trará mais agilidade e menos tempo para atendimento, devendo respeitar a fila de espera. Quero parabenizar o Prefeito Guto Issa por mais esta iniciativa, pois a sua administração não mede esforços para investir na Saúde, que para mim também deve ser prioridade de um Governo. Tenho orgulho de fazer parte desta gestão e me sinto muito feliz por estar atendendo os anseios da população são-roquense”, finalizou o Vereador Julio Mariano.