Vereador Julio Mariano apresenta Projeto de Lei para divulgação de técnicas de desengasgo nas escolas das redes pública e privada

Tramita na Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque o Projeto de Lei nº 74/2022, de autoria do Vereador Julio Mariano, que dispõe sobre a afixação de cartaz relativo aos procedimentos de primeiros socorros no caso de engasgamento de bebês, por meio da Manobra de Heimlich.

Segundo o autor da propositura, Julio Mariano, o principal objetivo é obrigar a afixação de cartazes nas unidades escolares de educação infantil, demonstrando de forma clara a execução da Manobra de Heimlich em bebês, que é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos. “Segundo a página do Dr. Heimlich, estima-se que milhares de vidas tenham sido salvas com a sua manobra, incluindo celebridades como ex-presidentes americanos, cantores, esportistas, atores e atrizes. A manobra de Heimlich, considerado o melhor método de desobstrução de vias aéreas em ambiente pré-hospitalar, é facilmente aplicável e comumente disseminada em serviços de treinamento de primeiros socorros. Basicamente ela conduz a tosse induzida que leva a desobstrução da via aérea. Em momentos de urgência, a execução correta e ágil poderá ser facilitada pelas ilustrações dos cartazes, aumentando a velocidade com que uma criança engasgada recebe socorro”, informa o Vereador.

Conforme dados do Datasus, o número de óbitos por engasgo em crianças no Brasil, de 2009 a 2019, chegou a 2.148, destes a ingestão de alimentos causando obstrução do trato respiratório foram predominantes com um total de 1.817 (84,6%). Além disso, de acordo com a reportagem do G1, no ano de 2019, na cidade de Sorocaba, aconteceu um fato em relação ao tema, em que uma criança de 1 ano e 5 meses acabou perdendo a vida.

Julio Mariano ressalta que ampliar a informação ao maior número de pessoas possível pode salvar vidas e a comunidade escolar tem papel fundamental para ensinar desde muito cedo às nossas crianças, que repassarão o conhecimento adquirido aos seus pais e familiares. “O referido Projeto de Lei não tem o propósito de acrescentar tarefas ou funções aos profissionais das escolas, mas sim de informar a comunidade de maneira geral sobre a importância da Manobra de Heimlich em bebês, um procedimento simples que já salvou milhares de vidas no país e no mundo. A propositura será votada em breve no Legislativo e espero que efetivamente vire Lei, pois com certeza poderá salvar a vida de uma criança”, finaliza Julio Mariano, Vereador de São Roque.