Vereador Guto Issa aprova mais um projeto na área da Saúde

Na última Sessão da Câmara realizada no dia 30, foi aprovado o Projeto de Lei n° 84/2015 de autoria do vereador Guto Issa que institui o dia 21 de setembro como o Dia Municipal de Combate e Conscientização sobre o Mal de Alzheimer.

“Infelizmente o Alzheimer é uma das maiores causas de demência no mundo, ainda não foram descobertas suas causas, nem tampouco sua cura. Porém, seus efeitos sobre o paciente e sobre a família podem ser devastadores se não houver uma conscientização e uma sensibilização daqueles que estão próximos. O objetivo desta Lei é mais do que ter um dia para conscientizar, é ter uma data para não esquecer da importância da participação de familiares e amigos nos cuidados dispensados aos portadores da doença. Como vereador, me preocupo com questões que afetam a vida das pessoas diretamente, de todas as formas e procuro legislar de forma a melhorar a qualidade de vida de todos”.

Segundo dados do IBGE de 2012, estima-se que 1,2 milhão de pessoas sofram com a doença no Brasil e que sejam diagnosticados cerca de 100 mil novos caso por ano. Entretanto, de acordo com o Instituto Alzheimer Brasil, a doença ainda é sub diagnosticada no país, o que pode significar que o número de portadores seja muito maior do que o informado.

Após a sanção da Lei, a data também passará a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do Município.