Vereador Guilherme Nunes lança ação de conscientização sobre sua Lei que permite acompanhante às mulheres em exames sensíveis ou procedimentos com anestesia

Para conscientizar as mulheres sobre um importante direito que possuem e também os estabelecimentos de saúde para que cumpram a Legislação, o Vereador Guilherme Nunes (PL) lançou nesta quinta-feira (04) uma ação de conscientização sobre a Lei Municipal nº 5.611/2023, de sua autoria, que permite a presença de acompanhante em todos os exames mamários, genitais e retais, incluindo trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, bem como obriga acompanhamento por profissional de saúde do sexo feminino em exames que utilizem sedação ou anestesia.

De acordo com o Vereador Guilherme, munícipes o informaram que alguns estabelecimentos de saúde não tinham conhecimento de sua Lei, dificultando o direito de as mulheres terem o acompanhante. “Por isso, iniciei essa ação de conscientização nas redes sociais. A informação precisa ser transmitida para que todos cumpram a Legislação”, ressaltou.

Conforme texto legal, “é permitida a presença de um acompanhante de escolha da mulher em todos os exames mamários, genitais e retais, independente do sexo ou gênero da pessoa que realize o exame, se aplicando inclusive a exames realizados em ambulatórios e internações, incluindo trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, bem como durante estudos de diagnóstico como transvaginal, ultrassonografias ou teste urodinâmico”.

Por fim, o Vereador ressaltou que seu Gabinete está de portas abertas para sugestões e denúncias, inclusive suas redes sociais.