Vans do Departamento de Saúde estão paradas na oficina, e vereador Cabo Jean cobra urgência na manutenção, para que os pacientes sejam transportados

Os munícipes que dependem do transporte da Prefeitura de São Roque para passar por atendimento na área de saúde em outros municípios estão sofrendo com a falta de veículos disponibilizados pelo Poder Público, conforme relatos recebidos pelo Vereador Cabo Jean.
O parlamentar esclarece que tem recebido muitos relatos de usuários do transporte de pacientes fornecido pelo departamento de saúde. “Após receber essas informações, fui pessoalmente na oficina da Prefeitura para conferir a situação, e para a minha tristeza, deparei com três das cinco vans pertencentes ao departamento de saúde, além de uma outra van (554) que se encontra em uma oficina externa, ou seja, somente um veículo do tipo van encontra-se disponível no momento para realizar o transporte dos pacientes do nosso município. São veículos de suma importância, pois podem transportar cada um deles até 15 pessoas, sendo bem mais útil do que os veículos pequenos que no máximo transportam quatro pacientes. Estou falando de veículos de um dos setores mais importantes, como é o caso da saúde, e isso por si só já demonstra a necessidade e urgência de arrumarem eles quando entram em uma oficina”, fala.
Cabo Jean explica que as consequências são enormes, pois quanto menor a oferta desses veículos, maiores os transtornos, o que vem resultando nas reclamações de vários munícipes. O exemplo dessas reclamações são os pacientes que passam por consultas no meio da tarde e são obrigados a seguirem logo pela manhã, porque falta carro para o transporte de pacientes. Outro fator que complica ainda mais a situação, é a falta de motoristas no setor da saúde, o que muito dificulta planejar e gerir a alta demanda que cada vez mais vem sido gerada, até porque com o avanço da vacinação contra o Covid-19, os vários procedimentos e consultas que estavam limitados ou até mesmo suspensos, já estão voltando próximo da realidade. “Ao longo dos últimos anos, a Prefeitura deixou de ir repondo a falta de motoristas em diversos departamentos, inclusive o da saúde, e hoje já existe um concurso feito e concluído com diversas pessoas aptas a assumirem essas ausências, e cabe apenas ao Executivo efetiva-los para esses problemas serem solucionados. Nesses últimos anos muitos se aposentaram e infelizmente outros vieram a óbito. Um município como o nosso, não pode sofrer com um serviço de saúde precário, estamos falando de pessoas que não estão indo passear, mas que necessitam de atendimento médico, pois já estão fragilizadas pelos seus problemas de saúde enfrentados, e é muito difícil para eles terem que esperar horas na porta de um hospital porque o carro da saúde o deixou muito antes do horário agendado”, informa.
Por fim, o Vereador ainda relata que a situação só não está pior porque tem sido utilizado veículos e motoristas de outros departamentos. “Esse cenário só não agravou ainda mais, pois está sendo utilizado o micro-ônibus do Departamento de Esportes, e os motoristas pertencentes ao Departamento de Educação. Imagine o transtorno se as aulas retornarem de fato” encerra.