Trabalho de fiscalização de Cabo Jean depara com irregularidades na prestação do serviço da empresa responsável pela coleta de exames

Desde a última semana, o Vereador Cabo Jean está acompanhando o início dos trabalhos e a prestação dos serviços da nova empresa responsável pela coleta de exames laboratoriais de toda a rede básica de saúde do município de São Roque.

Já na primeira semana, o Vereador se deparou com algumas unidades trabalhando com funcionários em número menor do que o exigido, além de também várias unidades não terem naquela oportunidade a disponibilização dos itens necessários e estabelecidos em edital para o desjejum das pessoas que porventura viessem ou venham a necessitar, fatos esses que ao longo dessa última semana foram corrigidos.

Entretanto, Cabo Jean continuou com o seu trabalho de fiscalização e diante do que já imaginava, não apenas constatou, mas também registrou através de fotos e vídeos, que o formato de transporte realizado pela nova empresa, encontra-se completamente em desacordo com o que é exigido tanto em edital, como em normas do Ministério da Saúde. “Entre os apontamentos, destaco que alguns dos funcionários contratados pela empresa para realizarem coletas dentro das unidades de saúde do município, tem sido os mesmos que transportam os exames coletados e levam do seu posto de origem até o CS II, onde são esperados todos os exames coletados no dia para posteriormente terem o destino para o município de Tatuí, sede do laboratório da empresa. Outra irregularidade é a questão do próprio veículo que faz o transporte dos exames coletados no dia e transporta até o município de Tatuí, pois o veículo que registrei não possui as exigências estabelecidas por normas técnicas, inclusive sendo transportados de qualquer maneira”, informa.

Ainda conforme os problemas relatados, o Vereador também registrou na última terça-feira, 30, que os exames que deveriam estar sendo processados num período máximo de quatro horas, estavam sendo praticamente todos prejudicados, pois os exames colhidos na referida data, somente saíram do município com destino a Tatuí, às 11h27min, ou seja, já com 27 minutos de atraso se considerar o tempo máximo de quatro horas, todavia, uma viagem como essa não é concluída em menos de 1h30min, o que pode sim fazer com que tais resultados não sejam de fato confiáveis devido as irregularidades. “É inadmissível ver tamanha irresponsabilidade dessa empresa, assim como é inaceitável a inércia do Departamento de Saúde que não fiscaliza e tão pouco acompanha tais irregularidades, isso porque temos, através da Portaria 516/2023, publicada no último dia 19/05, três servidores responsáveis por gerir o contrato entre a Prefeitura e a empresa em questão. Como pode uma empresa permitir que os próprios funcionários transportem exames colhidos em seus carros particulares? Como pode uma empresa transportar os exames em um veículo não adequado e que atenda as exigências conforme prevê o próprio edital e também o RDC-20? Onde estão as identificações de que os veículos transportam produtos biológicos? Como pode uma empresa retardar e comprometer com o tempo e transporte dos exames colhidos? Como confiar nesses resultados se todo o trabalho realizado está sendo feito de maneira indevida? Como pode um veículo transportar insumos e também produtos a serem entregues para desjejum das pessoas em um mesmo veículo tudo junto? Não aceitarei que prestadores de serviços pintem e bordem com a nossa população, não aceitarei que situações como essas, onde quem deveria acompanhar e cobrar (departamento de saúde) excelência no serviço não o faz. Não aceitarei a população ser tratada como cobaia perante irresponsabilidades de quem inclusive vem sendo pago para prestar o serviço de maneira correta e responsável e não o faz”, desabafa.

Cabo Jean informou que ainda nesta semana enviará ao Ministério Público os fatos e irregularidades registradas para que o mais rápido possível sejam corrigidas.