Cabo Jean exalta eficiência da farmácia pública e acompanha reformas que melhoram seu atendimento à população

O vereador Cabo Jean esteve, no último dia 18, na farmácia pública municipal, localizada no Centro de Saúde II do município, para acompanhar os serviços de atendimento à população no fornecimento gratuito de remédios e o andamento das reformas de melhoria e adequação pelas quais passa o imóvel onde funciona.

Cabo Jean conta que ficou impressionado ao saber dos resultados da farmácia que, em 2017, distribuiu gratuitamente aproximadamente R$1,4 milhão em medicamentos, dos quais 72.600 pessoas foram beneficiadas com remédios comuns e 15.400 com remédios de alto custo. Já em 2018, o investimento foi de R$1,8 milhão, sendo 71.300 pessoas atendidas com medicamentos comuns e 15.300 pelos de alto custo. Até agosto de 2019 foram distribuídos cerca de R$1,1 milhão em medicamentos, sendo 47.500 pessoas atendidas com remédios comuns e 10.600 com os de alto custo.

“Somados são R$4,3 milhões investidos em medicamentos, números que me deixaram impressionado e feliz em saber que São Roque tem esse serviço público, que ajuda a curar e salvar muitas vidas, que não faltam remédios para a população e que vai ficar ainda melhor com a reforma de toda a farmácia”, enfatiza.

O parlamentar tem acompanhado desde o início as obras de reforma que agora chegam à reta final e conta que foram feitas mudanças na infraestrutura com a troca do telhado, das instalações elétricas e hidráulicas, das louças sanitárias e dos revestimentos de todos os espaços, além de climatização para melhor armazenamento e eficácia na conservação dos medicamentos. Na área de atendimento ao público onde haviam três guichês agora serão seis, e internamente, houve ampliação dos espaços físicos, para contemplar depósitos de medicamentos comuns e de alto custo separados, sala se unitarização de medicamentos, seguindo regras da Anvisa, todos com equipamentos adequados, como câmaras frias, freezers e geladeiras, além de novos móveis e computadores.

“Gradativamente o município está proporcionando melhorias na qualidade de vida de toda a população, mas sabemos que é na área da saúde que todos nós precisamos de mais eficiência, carinho, cuidado e profissionalismo e é isso que essa nova farmácia representa, mais uma conquista pra todos nós são-roquenses”, finaliza.

Segundo o Departamento de Saúde há a previsão de compra de um veículo para transporte exclusivo de medicamentos, totalmente equipado e climatizado para a segurança e garantia da qualidade do que é ofertado à população, algo inédito até então.