Vereador Julio Mariano comenta sobre importância do turismo na atual crise econômica

Dentre as crises que afetam o país, a crise econômica é, sem dúvida, a que mais impacta a vida dos brasileiros, no município de São Roque não é diferente e, talvez, estejamos passando pela maior crise de todos os tempos.

Não conseguimos atrair novas empresas para gerar empregos, necessidade básica da população, mas em meio a crise, um segmento destoa dos demais em nosso município, o turismo.

Seja pelas experiências que oferece, pelas aventuras que seduzem, pelo prazer proporcionado nas novas descobertas a cada passeio, pelo conhecimento que alimenta ou pela satisfação pessoal de ultrapassar os limites e as fronteiras para ir além, o turismo movimenta a economia, gera emprego e renda para milhões de pessoas ao redor do mundo, capacitando-as a realizarem seus sonhos a partir da realização dos sonhos dos viajantes, e em São Roque não é diferente.

Desde que a cidade se transformou em estância turística, colhe cada vez mais os frutos da fama de ‘Terra do Vinho’, propagada por milhares de turistas que a visitam a cada fim de semana, deixando parte de seus rendimentos nos empreendimentos dedicados a proporcionar momentos de lazer, entretenimento, satisfação e aventuras.

A condição de estância turística, no entanto, excluiu a possibilidade da instalação de indústrias em seu território, com a justificativa de que elas significariam poluição. Hoje muitos acreditam que o grande erro desta opção foi abrir mão dos empregos gerados pela indústria em nome dos que ainda não existiam no turismo, naquele momento.

No entanto, em um país cheio de regras e normas neste sentido, levadas a cabo por órgãos e agentes fiscalizadores, indústrias poluentes não são admitidas em nenhum lugar, também não seriam aqui. Um exemplo da convivência pacífica entre o turismo e a indústria é a cidade de Itu, que mantém sua fama de estância turística e se fortaleceu como um grande pólo industrial, sem sofrer com o fardo da poluição.

Ao fazer a opção pelo futuro dedicado ao turismo, São Roque abdicou das indústrias, sem priorizar o turismo em todo seu território ainda que tenha dado um grande passo neste sentido, ao criar os chamados ‘Roteiros’, que notoriamente, não se desenvolveram da mesma maneira nem na mesma proporção, vide o destaque do ‘Roteiro do Vinho’ comparado aos demais, com o grande mérito deste sucesso creditado aos empreendimentos e aos investimentos feitos pelos empreendedores atuantes em sua extensão.

O discurso dos mal informados sobre o apoio do poder público ao ‘Roteiro do Vinho’ é injusto e irreal. Ultimamente, o poder público não tem investido quase nada em roteiro nenhum, incluindo aí seu destino mais famoso.

Na última quarta-feira, dia 30, o vereador Julio Mariano participou da reunião mensal do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, que reúne representantes dos empreendimentos turísticos, órgãos públicos, poder executivo, associações de classes, e é aberto à participação dos interessados no ‘trade’ turístico e em suas atividades, e constatou que o sucesso do turismo depende muito mais da atuação privada do que das políticas públicas voltadas para ele.

Durante a reunião, depoimentos dos presentes sobre o sucesso ou o fracasso na recepção dos turistas dão conta de que persistência, determinação, dedicação, preparo, empreendedorismo, união e trabalho são os fatores que garantiram o sucesso do ‘Roteiro do Vinho’, e podem garantir a qualquer outro ‘Roteiro’. “Um turista que levei para conhecer o centro não pode comprar um sapato que queria porque a loja estava fechada e para não decepcioná-lo, tive que comprar durante a semana e enviar por Sedex”, ouviu o vereador de uma guia turística durante a reunião.

O vereador explica que conhece empreendimentos localizados na região central, como uma casa agropecuária, por exemplo, que até alguns anos atrás não abria aos domingos e decidiu mudar esta rotina e abrir também neste dia, superando pacientemente a demora para que seus clientes criassem novos hábitos e passassem a fazer suas compras aos domingos, porém, após essa conquista, tem obtido ótimos resultados e, talvez, um dos maiores faturamentos da semana.

“Fico satisfeito e ao mesmo tempo preocupado quando percorro o Roteiro do Vinho aos finais de semana e me deparo com milhares de turistas que visitam aquela região, tantos que os empreendimentos e as vias de acesso não comportam mais, porém, temos outros atrativos turísticos no município e temos que encontrar uma maneira de movimentar também os outros ‘Roteiros’. O Poder Executivo tem grandes desafios pela frente, entre eles, criar ferramentas para disciplinar a visitação dos turistas e, neste aspecto, os Guias Turísticos tem papel fundamental. Porém, vale salientar que o sucesso dos outros ‘Roteiros’ depende muito mais dos investimentos dos próprios comerciantes das regiões turísticas a serem desenvolvidas, do que das ações da Administração Pública”, finalizou o vereador Julio Mariano, vereador do PSB de São Roque.