Vereadora Dra. Cláudia Pedroso se reúne com representantes da ADAS

Na última segunda-feira, dia 16, a Vereadora Dra. Cláudia Pedroso recebeu em seu Gabinete, na Câmara Municipal de São Roque, as integrantes da ADAS (Associação de Deficientes Auditivos de São Roque). Na pauta do encontro, foram discutidas as demandas da população surda.

As representantes da ADAS, Tânia Aparecida Ramos (Presidente), Heloísa Duarte (Assistente Administrativa) e Thais Soares (Tesoureira), cobraram a interpretação em Libras das sessões e atos oficiais do Legislativo. Na oportunidade, a Vereadora Dra. Cláudia Pedroso esclareceu que fez um Ofício, endereçado ao Vereador Rafael Tanzi (Presidente da Câmara), pedindo o cumprimento da Legislação Federal e Municipal. “Buscamos suplantar toda e qualquer forma de barreira comunicacional e informacional existente nesta Casa de Leis, que impede a Pessoa com Deficiência Auditiva de exercer a cidadania plena, conforme a Lei Nacional Nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e a Lei Municipal Nº 5.256/2021, ressaltando, ainda, a importância de atender a esse clamor antigo da população surda, e dando cumprimento, mesmo que tardio, às leis existentes. Agora, aguardo um retorno favorável para que em breve os atos sejam interpretados em Libras”, esclarece a Parlamentar.

A Vereadora Dra. Cláudia Pedroso informou, ainda, que as representantes da ADAS pediram para agendar uma reunião com a Presidência da Câmara, para que a comunidade surda se reúna com os Vereadores. “A ideia é de que os Vereadores sejam conhecidos e consequentemente “batizados” pela comunidade surda, ou seja, cada Parlamentar receberá sinais específicos para serem identificados por pessoas com deficiência auditiva”, fala.