Vereador Julio Mariano trabalha para conseguir implantar uma Usina de Lixo no município

Nos últimos 30 anos, a geração de resíduos nas cidades aumentou três vezes mais do que a população urbana, conforme levantamento feito pelo Vereador Julio Mariano, que está sugerindo a implantação de uma Usina de Lixo no município.

Julio Mariano comenta que atualmente são produzidos 1,4 bilhões de toneladas por ano, o que significa que cada um dos oito bilhões de habitantes do planeta é responsável por produzir mais de um quilo de lixo por dia. Isso gera um gasto médio de 25% do orçamento dos municípios com a gestão de resíduos sólidos e faz do lixo um dos grandes desafios para a sustentabilidade global. “O descarte de materiais dos moradores das cidades tem como principal destino os “lixões” a céu aberto ou os aterros sanitários, onde deveria ser tratado. Esses depósitos de resíduos são uma agressão ao meio ambiente, às comunidades das áreas vizinhas e às pessoas que vivem da coleta de materiais descartados”, explica o Parlamentar.

Pensando nas questões ambientais e nos seus impactos, o Vereador Julio Mariano tem conversado com o Prefeito Guto Issa para fomentar que São Roque comece a trabalhar no sentido de criar mecanismos, visando assim resolver ou pelo menos amenizar este grande desafio que é dar uma destinação correta aos resíduos gerados pelo município. “Hoje é possível constatar que no mercado existem vários modelos de Usinas de tratamento dos resíduos e algumas são tão eficientes que faz o lixo da cidade simplesmente desaparecer. O processo permite a separação e a correta destinação dos resíduos, materiais recicláveis hoje depositados em lixões e aterros e, mais que isso, a utilização dos rejeitos (o lixo propriamente dito) como matéria-prima para a geração de energia elétrica, bem como o tratamento e reuso da água extraída neste processo”, comenta o Edil.

No final do ano passado, Julio Mariano e o Prefeito Guto receberam na Prefeitura o representante da empresa Power Flow, composta por um grupo de engenheiros e administradores que tem como projeto básico transformar o lixo em aproveitamento energético utilizando o processo de gaseificação via plasma, ou seja, o lixo se transformaria em energia elétrica, predominantemente.  “O projeto apresentado pela Power Flow é fantástico, porém requer um grande investimento financeiro. Em conversa com o engenheiro Wagner Lapa, representante da empresa, o mesmo informou que seria possível conseguir os recursos necessários através de investimentos obtidos em parceria com outros países, cabendo ao nosso município a destinação de uma área para montagem da Usina.  Em 2022, São Roque gerou 22.085,71 toneladas de resíduo domiciliar, custando para o município o valor de R$ 11,6 milhões. Portanto, estamos agora iniciando um trabalho de relevante importância, que se for concretizado, deverá acarretar uma grande economia para os cofres públicos, além da destinação correta do lixo, isso será um marco para a cidade”, finaliza Julio Mariano, Vereador de São Roque.