Vereadora Dra. Cláudia Pedroso homenageia surdos pelo seu Dia Nacional

A Vereadora Dra. Cláudia Pedroso homenageou os integrantes da Associação de Deficientes Auditivos de São Roque (ADAS) pelo Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro.

Na oportunidade, a Vereadora Dra. Cláudia Pedroso entregou, durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal, a Moção de Congratulações nº 320/2023. “O Dia Nacional do Surdo relembra para toda a sociedade a luta da comunidade surda brasileira por direitos e inclusão. O mês, aliás, é chamado de “Setembro Azul”, um período dedicado à conscientização sobre as conquistas da comunidade surda e o quão urgente e indispensável é a ampliação da acessibilidade”, fala.

Tendo como uma de suas principais bandeiras a luta pela criação de políticas públicas que beneficiem os deficientes e menos favorecidos, a Parlamentar é autora de várias Legislações Municipais, entre as quais, a inserção do “Setembro Azul” no Calendário Oficial de Eventos, que engloba o Dia Municipal das Línguas de Sinais, comemorado no dia 23 de setembro, o Dia Municipal do Surdo que é celebrado em 26 de setembro e também institui a data de 30 de setembro como sendo o Dia Municipal do Profissional Tradutor.

A Vereadora Dra. Cláudia Pedroso relembra que no início deste ano, a Câmara Municipal passou a contar com a tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) das sessões plenárias e atos solenes do Legislativo. “Através do meu mandato, conseguimos este grande avanço para a comunidade surda, que hoje pode compreender o conteúdo das nossas reuniões e demais trabalhos da Casa de Leis”, comenta.