Vereadora Dra. Cláudia Pedroso comemora aprovação de PL que cria o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial

A Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque aprovou, por unanimidade, durante a 16ª Sessão Ordinária, realizada na noite de terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 27/2023-E, que cria o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). A propositura, de autoria do Poder Executivo, foi encaminhada ao Legislativo após solicitação da Vereadora Dra. Cláudia Pedroso, que possui um histórico de luta pelos grupos sociais vulneráveis e minoritários.

Satisfeita com a aprovação do referido Projeto, a Vereadora Dra. Cláudia Pedroso ressaltou que os Conselhos tem a função de dar voz para as pessoas, haja vista que quando todos são ouvidos, as sugestões partem de quem sofre o problema. “Uma sociedade forte só é construída com a participação de vários grupos. Portanto, o COMPIR pretende propor políticas de promoção da igualdade racial, visando assim combater o racismo e a discriminação, além de sugerir e deliberar sobre a implantação de programas e serviços a que se referem as políticas sociais básicas”, explica.

Composição do Conselho:

O COMPIR será formado por cinco representantes do Poder Executivo e cinco representantes da sociedade civil representantes da sociedade civil, indicados por organizações sociais, associações, sindicatos, movimentos sociais, escolas e profissionais liberais que tenham atuação direta ou indireta na promoção, fomento cultural e/ou histórico da igualdade racial, reservando-se, obrigatoriamente, ao menos duas dessas vagas ao Quilombo do Carmo, cada qual destinada a uma associação diferente, que represente os interesses do Quilombo.

Moção de Repúdio:

Outro assunto que ganhou destaque durante a Sessão, foi a aprovação da Moção nº 177/2023, proposta pela Vereadora Dra. Cláudia Pedroso, que repudia os reiterados ataques racistas perpetrados contra o jogador Vinicius Junior, do Real Madrid (ESP), no Campeonato Espanhol, repercutidos em escala internacional no último final de semana. Na oportunidade, a Parlamentar fez questão de lamentar o fato, além de enfatizar que atitudes como essas são consideradas criminosas. “O posicionamento através de repúdio contra atos dessa natureza criminosa pretende trazer à discussão da existência racismo em muitas situações e visa desestimular sua prática em todos os lugares”, comentou a Vereadora Dra. Cláudia Pedroso.