Dra. Cláudia Pedroso comemora anúncio da instalação de Anexo da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Fórum de São Roque

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo acatou a Indicação da Vereadora Dra. Cláudia Pedroso para criação e instalação de Anexo da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Fórum da Comarca de São Roque.

A Vereadora Dra. Cláudia Pedroso relembra que em fevereiro do ano passado encaminhou uma Moção de Apoio ao Tribunal de Justiça de São Paulo, enaltecendo assim o trabalho do órgão no combate à violência contra a mulher. Na oportunidade, ela também solicitou a criação de uma Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher na Comarca de São Roque. “No último dia 03 de março, recebi um comunicado do Poder Judiciário, onde o Corregedor Geral da Justiça manifestou-se favoravelmente pela implantação de Anexo da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”, informa.

A conquista da Dra. Cláudia Pedroso, ativista da causa da mulher, atende uma solicitação antiga das vítimas, já que a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento do microssistema preventivo de fomento ao respeito, à igualdade e a dignidade da mulher. “Essa foi uma das principais reivindicações do meu mandato, tendo em vista a imprescindibilidade de entregar uma resposta eficiente do Estado contra a violência doméstica e familiar contra a mulher. A cidade de São Roque também toma parte, evidentemente, nas tristes estatísticas que motivam a elaboração deste documento, e demanda ações em diversas instâncias para a transformação desse cenário. O anexo é o primeiro passo para conseguirmos, futuramente, a instalação de uma vara especializada de violência doméstica e familiar contra a mulher”, fala.

De acordo com a Vereadora Dra. Cláudia Pedroso, a violência doméstica e familiar contra a mulher tende à invisibilidade, pois costumeiramente o agressor e a ofendida encontram-se entrelaçados afetiva, emocional e psicologicamente, o que dificulta gravemente o ciclo da violência, que pode se iniciar com agressões verbais e progredir até para casos de feminicídio.