Marquinho Arruda cobra fornecimento de bolsas de colostomia na Rede Municipal de Saúde

Nos últimos dias, o Vereador Marquinho Arruda tem sido procurado por munícipes, pacientes da rede municipal de saúde, que não estão recebendo as bolsas de colostomia. Preocupado com a situação, o Parlamentar enviou Ofício questionando a Diretora de Saúde para que o fornecimento seja normalizado o mais breve possível.

O Vereador Marquinho Arruda comenta que é de conhecimento geral a utilidade de tais bolsas, que funcionam como uma exteriorização de uma porção do intestino grosso através da parede abdominal, para desviar o trânsito intestinal. Para quem utiliza algum tipo de bolsa, atitudes corriqueiras, como andar de ônibus, podem se revelar extremamente constrangedoras e embaraçosas, o que demanda suporte psicológico e emocional para quem se vê obrigado a conviver com essa realidade por conta de uma condição médica. “As bolsas podem chegar a R$ 15,00 por unidade e duram no máximo 24 horas — há pacientes que utilizam mais de uma por dia, inclusive. Não atendidos pela rede pública, vários desses pacientes adquirem as bolsas às próprias custas, o que totaliza, no mínimo, um gasto de R$ 450,00 mensais, que impacta diretamente no orçamento familiar dessas pessoas, evidentemente, que normalmente já precisam dispender recursos em outras necessidades ligadas ao seu quadro de saúde”, informa.

Indignado, o Vereador Marquinho Arruda fez uma série de questionamentos para a Diretora de Saúde no documento encaminhado, pois segundo ele, a maioria dos usuários de bolsa de colostomia, no entanto, não pode custear por conta própria esses itens, e são orientadas a se deslocarem até Sorocaba para adquiri-los gratuitamente. “É inadmissível que nosso município, gozando de saúde financeira muito superior à de cidades vizinhas, não tenha um Executivo com capacidade gestora suficiente para não submeter seus próprios cidadãos a tamanho constrangimento. Portanto, espero que o problema seja resolvido o quanto antes”, fala.