Vereador William Albuquerque propõe campanha de orientação e conscientização sobre o consumo de bebidas adulteradas

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail
 

Durante a 36ª Sessão Ordinária, realizada na manhã de terça-feira, 21 de outubro, no Plenário Dr. Júlio Arantes de Freitas, a Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque aprovou o Projeto de Lei nº 114/2025-L, de autoria do vereador William Albuquerque. A proposta cria a campanha municipal de orientação e conscientização sobre os riscos do consumo de bebidas adulteradas.

De acordo com o Vereador William Albuquerque, a propositura tem por objetivo instituir uma campanha permanente de conscientização sobre os riscos do consumo de bebidas adulteradas, especialmente aquelas contaminadas por metanol, substância altamente tóxica e imprópria para o consumo humano. “A medida se justifica diante do surto nacional de intoxicações por metanol registrado em 2025.Conforme boletim do Ministério da Saúde, de 10 de outubro de 2025, o país contabiliza 246 notificações, sendo 29 casos confirmados e 217 em investigação”, diz.

Segundo o Projeto de Lei, a campanha de conscientização sobre os riscos do consumo de bebidas adulteradas terá caráter educativo e preventivo, com foco na proteção à saúde pública. Entre os principais objetivos da iniciativa estão: informar a população sobre os riscos à saúde e à vida causados por bebidas adulteradas ou produzidas com substâncias como o metanol, alertar sobre sinais de adulteração nas embalagens ou nos líquidos, orientar consumidores sobre os perigos da aquisição desses produtos e incentivar denúncias de estabelecimentos que comercializem bebidas de forma irregular. Além disso, as ações poderão ser desenvolvidas em parceria com órgãos de saúde do município, entidades sociais e comunitárias, comércios do setor de bebidas e alimentação, inclusive órgãos de segurança pública, fortalecendo a atuação conjunta no combate à venda ilegal.

O referido Projeto de Lei seguiu para sanção do Prefeito Guto Issa.

Nossos Vereadores

Acessar o conteúdo