Vereador Julio Mariano quer retirar a Cadeia Pública de São Roque e em seu lugar construir um Poupatempo

Dentre as teses enviadas para o Congresso de Municípios, realizado em Campos do Jordão nos dias 24 a 28 de abril deste ano, o Vereador Julio Mariano encaminhou juntamente com o Vereador Cabo Jean a proposta para a retirada da Cadeia Pública da cidade de São Roque.

Em março de 2013 esteve em nosso município o Governador do Estado Ilustríssimo senhor Geraldo Alckmin para participar da desativação da Cadeia Publica. Com capacidade para 48 presos, a cadeia abrigava na época 202 presos e contava com 50 anos de historia.  Neste dia os telejornais mostravam a placa da cadeia sendo retirada e os presos sendo encaminhados para os Centros de Detenção Provisória e anunciavam a desativação que iria ocorrer com a chegada do Governador e com o Secretário de Segurança Pública do Estado e demais autoridades.

O Delegado Seccional de Sorocaba, Dr. Marcelo Carriel, explicava a jornalista que quando construída a cadeia ficava longe do centro da cidade e que com o crescimento urbano e populacional a cadeia acabou ficando ao lado da Rodoviária e que no momento era inaceitável ter uma cadeia funcionando naquele local. Quando abordado, o Governador do Estado enfatizou a importância da desativação que iria liberar a Polícia Civil para seu trabalho investigativo e que os presos da região seriam recolhidos pelos modernos CDPs (Centros de Detenção Provisória) instalados na região, como os de Cerqueira César e Capela do Alto. Através de um ato simbólico, o Governador do Estado juntamente com o Prefeito Municipal derrubaram as grades de uma das celas.

A cadeia continuou a receber presos e um ano depois, em março de 2014, com a greve dos Agentes Penitenciários, ela voltou a ficar superlotada. O Centro de Detenção Provisória por determinação da Secretaria de Administração Penitenciária não recebe detentos aos sábados, domingos e feriados devido às visitas aos encarcerados. Nos dias de visita os agentes penitenciários administram a entrada e saída dos visitantes e o CDP fica mais vulnerável.

Com isso todas as prisões efetuadas em toda região de Sorocaba em finais de semana e feriados tem seus detentos encaminhados para a única cadeia da região que é a cadeia de São Roque, aumentando o risco de nossa população. Em junho de 2011, o Vereador Julio Mariano criou um grupo no Faceboook chamado de “Vamos Retirar a Cadeia Pública de São Roque” que está a disposição para que os internautas possam opinar sobre o assunto. “Deixamos passar uma grande oportunidade, deveríamos na época ter derrubado todo o prédio. A cadeia de Mairinque, por exemplo, assim que ocorreu a  retirada de todos os presos para que houvesse uma reforma depois de uma rebelião,  alguém encheu as tubulações da rede de esgoto de concreto e hoje não se pode mais usar as celas. Como pode nós sermos uma Estância Turística e termos uma cadeia quase no Centro da cidade e servindo de referência para muitas cidades da região. Temos que novamente nos manifestarmos e retirarmos definitivamente a cadeia de São Roque e em seu lugar quem sabe colocarmos um serviço útil a disposição da população como um Poupatempo”, finalizou o Vereador Julio Mariano do PSB.

QUERO APROVEITAR E DESEJAR A TODAS AS MÃES MUITA SAÚDE, PAZ,  AMOR, FÉ E PROSPERIDADE. DIZEM QUE A MULHER É O SEXO FRÁGIL, MAS QUE MENTIRA ABSURDA! EU QUE FAÇO PARTE DA ROTINA DELAS SEI QUE A FORÇA ESTÁ COM ELAS. FELIZ TODOS OS DIAS, MÃES.