Vereador Julio Mariano pede AME em prédio onde era o SESI no Jardim Carambeí

O Estado de São Paulo possui 645 municípios que estão agrupados por regiões que compõe os Departamentos Regionais de Saúde, as conhecidas DRS´s e o município de São Roque faz parte da XVI DRS, composta por 48 municípios onde são atendidos 2,4 milhões de habitantes, número inferior apenas aos das regionais de Campinas e Taubaté, num total de 17 DRS´s no Estado.
A DRS de Campinas possui 2,61 médicos  para cada mil habitantes, a de Taubaté 2,19  e a DSR em que São Roque está inserido possui 1,66 médicos  para cada mil habitantes, número muito abaixo da média nacional que é  de 2,1. Já as DRS´s de Ribeirão Preto e Grande São Paulo são as melhores assistidas com 3,32 e 3,05 médicos para cada mil habitantes respectivamente.
Assim, nossa Região é uma das mais sobrecarregadas com relação à disponibilização de atendimento à saúde pelo SUS e a situação piora com o elevado número de pessoas que tem migrado dos Planos de Saúde particulares para o atendimento gratuito do SUS por não conseguirem arcar com os custos destes.
Em São Roque, a situação é ainda mais trágica, pois a Santa Casa deixou de oferecer suporte para a nossa DRS, ao parar de realizar cirurgias eletivas de baixa complexidade, como hérnia e cálculos renais, por exemplo, ocasionando filas de espera que podem durar anos, sem a garantia de os pacientes serem atendidos.
Baseado nestas informações, o Vereador Julio Mariano encaminhou  nesta semana Ofícios ao Governador do Estado de São Paulo, Marcio França, e para o Secretário de Saúde do Estado, Dr. David Everson Uip, solicitando que seja criado em São Roque, um Ambulatório Médico de Especialidade, AME, como os que existem nas cidades de Itu e Sorocaba, para que as pessoas de nossa região possam ser atendidas mais rapidamente.
É notório que existe uma desigualdade muito grande na distribuição de médicos em nossa região, e um consequente aumento da demora para atendimento dos que nela residem, assim, a ideia do vereador é que com a implantação de um AME em São Roque, este poderia ser referência para nossa região, descentralizando os atendimentos prestados em São Roque, e nas cidades de Araçariguama, Alumínio, Ibiúna e Piedade.“Os Ambulatórios Médicos de Especialidades prestam um serviço de excelência, quem já usou sabe do que estou falando, porém pelo crescimento populacional somado ao aumento do número de usuários no SUS, acho importante termos uma AME em nosso Município e acredito que poderia ser instalada no Prédio onde ficava a Escola Educacional SESI, na Rua Águia Real no Jardim Carambeí. Resta saber agora se meus Ofícios vão sensibilizar as autoridades para que possamos atender os anseios de nossa população”, finalizou Julio Mariano, do PSB, vereador em São Roque.