Vereador Julio Mariano foi conhecer a ligação da Vila Nova com o distrito paranaense Pau D’Alho

Na cidade de Assai, região sul do Paraná, distante quase 500 km de São Roque, existe um distrito chamado de Pau D’Alho do Sul. No último fim de semana o Vereador Julio Mariano acompanhou uma caravana de moradores da Vila Nova São Roque, Jardim Marieta, Quinta dos Teixeiras e de outros bairros do município até a localidade, para acompanhar as comemorações do aniversário da localidade.
A viagem, acontece anualmente e uma caravana de moradores de São Roque se dirige a Pau D’Alho em carros, vans e ônibus, para participar da solenidade de aniversário do referido distrito, evento que se tornou tradição para pessoas que moram lá e cá.
O que chamou a atenção do Vereador foi o número de pessoas residentes em São Roque que tem envolvimento com aquela região. Muitos possuem terras, parentes e já foram moradores de Pau D’Alho, um local que tem sua economia praticamente toda ligada à agricultura.
Uma vez lá, o Vereador buscou compreender como ocorreu essa grande emigração de pessoas daquele local para São Roque e descobriu que na década de 1970 a maioria dos moradores de Pau D’Alho tinham suas receitas oriundas da agricultura de algodão e, nesta época, um inseto chamado Bicudo se tornou uma grande praga e infestou as plantações, prejudicando as colheitas e as receitas financeiras dos agricultores.
Nesta mesma época empresas como a CBA, Penalty e Jurid, instaladas nesta região, estavam com dificuldade para contratar  mão de obra e cumprirem suas metas de produção para atender seus clientes, pois a economia estava a todo o vapor. Assim, quem vinha de Pau D’Alho acabava se instalando na Vila Nova São Roque, onde já moravam outros conterrâneos que também trabalhavam nestas empresas.
Em contrapartida, as empresas contratantes identificavam que as pessoas oriundas desta região eram, de maneira geral, honestas e trabalhadoras, gratificavam com um salário a mais no mês, aqueles que indicassem um novo colaborador. Hoje podemos dizer, pelo número de pessoas vindas daquela região, que a Vila Nova é uma extensão deste distrito.
Outra tradição no aniversário de Pau D’Alho é a realização de uma partida de futebol entre o time local e o da Vila Nova, que desta vez pode ser acompanhado pelo vereador Julio Mariano, onde a disputa acirrada entre as equipes torna-o mais emocionante. Desta vez, o placar ficou em 3 x 3, com destaque para a atuação do jogador do Vila Nova, Nicão, autor dos 3 gols da equipe.
Fizeram parte da equipe do Vila Nova: Gil Montanha, Gilvan o Van, Pintinho, Coxinha, Zé Marcio, Aguinaldo Pezão, Patrike, Matheus, Itamar, Eder Mota, Sandro, Claudemir e Nicão, prestigiados pelos amigos Gonzaguinha, Fio, Cabeção, Iniudo, Paia, Marisco, Doutor, Ricardo, Baiano, Neguinho, Farol e tantas outras pessoas que integraram a caravana.
“Quando tomei conhecimento de que existia um local com este nome e que muitas pessoas de nossa cidade tinham envolvimento com ele, fui conferir. Lá, além de conhecer um pouco mais da história dos emigrantes, também conheci a famosa caninha Teleco Teco, o macarrão Liane, comprido com furo no meio e que me fez retornar à infância, mas, acima de tudo fui conhecer um vilarejo aconchegante com pessoas humildes e de um coração imenso, que fizeram tudo para que nos sentíssemos à vontade. Vou guardar para sempre o carinho e a hospitalidade com que me trataram em Pau D’Alho”, encerra o vereador Julio Mariano, do PSB, de São Roque.