Cabo Jean solicita que São Roque reconheça os profissionais de enfermagem e efetue o pagamento do piso nacional para a categoria

O Vereador Cabo Jean está solicitando junto ao Poder Executivo o pagamento do piso nacional da enfermagem, conforme estabelecido pela Lei 14.434/2022. Em novembro do ano passado, o Parlamentar já havia encaminhado a Indicação nº 899/2022 e novamente nesta semana reiterou o pedido através do Ofício nº 300/2023.

Cabo Jean explica que de acordo com o portal da transparência da Prefeitura de São Roque, o município fechou o ano de 2022 com uma arrecadação superavitária em mais de R$ 70 milhões daquilo que havia projetado, conforme Lei Orçamentária votada e aprovada no final de 2021. “Diante deste importante resultado superavitário, em decorrência do trabalho  dos profissionais da enfermagem e também por causa do magnífico serviço desempenhado por todos eles no momento mais difícil que o nosso município passou ao longo desta pandemia do Covid-19, e que resultou no salvamento de vidas e mais vidas, não só de São Roque, mas também da nossa região, inclusive contribuindo e muito para elevar o nome da cidade a nível nacional, nada mais justo do que eles serem verdadeiramente reconhecidos, assim como muitos municípios do país já fizeram e passaram a pagar o estabelecido pela Lei Federal 14.434/2022”,  diz.

O Parlamentar destaca que em virtude da defasagem salarial, é de conhecimento da sociedade que muitos desses profissionais possuem dois ou mais empregos, principalmente nas redes hospitalares, pois para terem uma renda melhor, ficam à mercê de plantões exaustivos, sem descanso e até mesmo indo de um emprego a outro. Além disso, a sobrecarga de trabalho e estresses e a falta de reconhecimento afeta a qualidade do trabalho. “Com o pagamento do piso nacional, os salários melhorarão e consequentemente muitos desses profissionais poderão optar por apenas um vínculo e se dedicar ainda mais aos pacientes, eles terão oportunidade para fazer cursos de especialização, melhorar sua qualidade de vida e ter mais ofertas de vagas para os colegas de profissão”, fala.

Para Cabo Jean, essa é uma boa oportunidade de a atual Gestão Municipal reconhecer a categoria que tem um trabalho exaustivo e lida com o sofrimento humano. “Há muitos anos, os profissionais da enfermagem sofrem com a defasagem salarial, e mesmo assim, através de muito empenho e amor ao próximo, nunca deixaram de se dedicar um só dia em prol da população são-roquense. Que a cidade de São Roque, assim como outros vários municípios do país, reconheça e passe a pagar o novo Piso Salarial da Enfermagem, independente do que venha a ser definido pelo Supremo Tribunal Federal, o qual suspendeu a Lei em questão, porém em momento algum proibiu que os municípios pagassem o novo piso estabelecido, o que repito, traz uma grande oportunidade de o Poder Executivo reconhecer, incentivar e valorizar esses profissionais que tanto fizeram e fazem por todos nós. Como o Chefe do Executivo gosta de mencionar, nunca na história deste município se teve a possibilidade de aumento salarial para essa classe por falta de recursos e de uma Lei que os beneficiasse, agora tem”, diz.