Vereador Cabo Jean afirma: Faltou planejamento da Prefeitura para retorno das aulas nas escolas municipais

Ao usar a Tribuna durante Sessão Ordinária, realizada na última segunda-feira, dia 27, o Vereador Cabo Jean fez duras críticas ao Chefe do Poder Executivo quanto a falta de planejamento e organização para o retorno das aulas nas escolas municipais. Primeiro, a gestão divulgou internamente que as aulas presenciais seriam retomadas em 27 de outubro com 50% dos alunos, depois postergou-se para o dia 18 de outubro com 100% dos alunos e agora emitiram uma nota oficial falando que só retornará no ano que vem.

O Vereador Cabo Jean, mais uma vez, falou que a Administração Municipal, ao cancelar a retomada das aulas presenciais para este ano, enfatizou que as atividades seguem virtuais e impressas. “Agora a nossa dúvida é com quais impressoras que essas atividades serão impressas? Já que recebemos inúmeras reclamações de que as impressoras não funcionam em várias unidades escolares e nem isso conseguem resolver”, diz.

Durante o seu pronunciamento, Cabo Jean fez questão de ressaltar que as crianças estão discriminadas por esse Governo, já que foi ceifado o direito delas de estarem nas escolas, sem contar o fato de que muitas delas precisam estar na escola não apenas pelo aprendizado, mas pela convivência em um ambiente escolar, além de ter acesso a uma alimentação saudável e nutritiva. “O nosso entendimento é que não houve planejamento, as escolas não passaram por manutenção e não foi por falta de dinheiro e nem tempo, mas sim pelo fato de o Executivo não ter interesse em retornar as aulas, aí jogaram a culpa na variante delta”, informa.

Cabo Jean falou que até o Estado não mediu esforços para o retorno das aulas. “Eles melhoraram as condições dos alunos, professores e demais profissionais que atuam nas escolas. As escolas particulares também foram cobradas e cumpriram todas as exigências, mas o município não conseguiu fazer simplesmente o básico”, alega.

O Vereador Cabo Jean destaca que apresentou um Requerimento, de nº 183/2021, rejeitado na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que solicitava informações relativas à projeção de salas de aulas para o ano de 2022, em virtude da necessidade do cumprimento de protocolos de segurança em relação ao Covid-19, bem como do eventual fechamento de salas de aula no município. “Os Requerimentos não passam na Casa de Leis e por isso não temos informações precisas sobre esse assunto que diz respeito a inúmeros são-roquenses. Pois, a cobrança é para que agora a gestão acorde e corra atrás do prejuízo”, esclarece.

Através do Ofício nº 1826, protocolado por Cabo Jean na Câmara Municipal, ele cobra o Prefeito para que providencie as manutenções mínimas necessárias para que as escolas municipais estejam prontas e adequadas para receber os alunos no começo de 2022. “Fiz o documento para solicitar ao Executivo que nestes três meses as reformas das escolas sejam de fato efetuadas, para que as crianças e adolescentes voltem a estudar em condições seguras e adequadas”, finaliza.