Alexandre Pierroni volta a cobrar retomada dos serviços de hemodiálise na Santa Casa

O Vereador Alexandre Pierroni voltou a cobrar da Prefeitura de São Roque a retomada dos serviços de hemodiálise, que eram oferecidos na Santa Casa, mas foram interrompidos em 2019. Desde aquela época, o Parlamentar relata as dificuldades que os pacientes enfrentam para terem atendimento em outras cidades da região.

No último dia 09 de fevereiro, Alexandre Pierroni protocolou mais um Requerimento na Câmara Municipal, cujo objetivo do documento é o de pedir esclarecimentos quanto às providências da Prefeitura em relação as orientações da DRS- XVI – Sorocaba para a retomada dos serviços de hemodiálise. “No ano passado, apresentei ao Plenário da Câmara o Requerimento nº 207/2022, mas infelizmente a Prefeitura parece não ter pressa para resolver o problema e um dos motivos pode ser de ordem financeira, já que o Executivo precisaria aplicar recursos próprios para a manutenção do serviço, até que houvesse a habilitação por parte do Ministério da Saúde, mas é importante ressaltar o Executivo tem recursos suficientes para retomar os serviços. Segundo consta nos anexos à resposta ao Requerimento nº 207/2022, o Ministério da Saúde teria custeado todos os gastos relacionados ao tratamento de hemodiálise desde o ano de 2016. Infelizmente, em dois anos de Governo, parece faltar vontade política de resolver a questão, enquanto isso, os pacientes sofrem todos os tipos de transtornos viajando para outras cidades, pois geralmente essas pessoas encontram-se fisicamente debilitadas, muitas vezes tendo que se sujeitar a jornadas que começam no início da madrugada e se estendem por muitas horas”, lamenta o Vereador que também é membro da Comissão Permanente de Saúde.

Neste novo Requerimento, de número 06/2023, o Vereador Alexandre Pierroni faz uma série de questionamentos ao Poder Executivo, inclusive enfatiza o sofrimento dessas pessoas e pergunta ao Prefeito se ele sabe quanto custa a dignidade humana. “Se falta empatia, não podemos dizer o mesmo dos recursos financeiros, pois tem se tornado frequente o anúncio entusiasmado de superávits orçamentários em nossa cidade. O que devem pensar os familiares das pessoas que se encontram em estado de sofrimento quando observam o Prefeito anunciar que o município tem arrecadado cada vez mais em sua gestão?”, interroga o Edil.

Indignado com a falta de esclarecimentos por parte do Prefeito, o Vereador Alexandre Pierroni solicita informações claras para que a população tenha conhecimento do assunto que é extremamente importante e de inegável interesse público.

O referido Requerimento foi aprovado na 4ª Sessão Ordinária, realizada em 23 de fevereiro, e encaminhado para a Prefeitura. “Espero que desta vez, a Prefeitura forneça informações completas quanto ao processo de instalação da hemodiálise, pois há muita especulação sobre o tema, mas não temos de fato o serviço em nosso município”, finaliza o Parlamentar.