Projeto de Lei do Vereador Julio Mariano determina que novos prédios públicos tenham energia solar, reuso da água e acessibilidade

O Vereador Julio Mariano está elaborando um Projeto de Lei para tornar obrigatória a inclusão de itens referentes à implantação de sistemas de captação de águas pluviais, de energia solar e acessibilidade no projeto técnico de novas edificações pertencentes à administração pública direta ou indireta no território da Estância Turística de São Roque.

Julio Mariano explica que são inúmeros os benefícios ocasionados pela utilização da energia solar, reuso da água e acessibilidade. “Os cofres públicos terão uma baita economia, pois as estatísticas indicam que é possível haver redução de até 95% do valor das contas de energia e água, além disso, são medidas que favorecem o meio ambiente”, fala.

O Parlamentar enfatiza que o sol é uma fonte inesgotável de energia, portanto, é possível ser transformada em energia elétrica sem acabar com os recursos naturais. Esse sistema não provoca poluição e não afeta o meio ambiente. “Segundo estudos, o Brasil possui o clima ideal para a instalação de energia solar fotovoltaica. Para a obtenção de energia solar, será preciso implantar um sistema que contempla placas solares, inversor solar e outros equipamentos”, informa.

Quanto ao reuso das águas das chuvas, o Vereador ressalta que vários prédios públicos espalhados pelo território nacional já fazem uso de reservatórios ou cisternas para sua captação e tratamento. “A coleta da água da chuva é sustentável e permite a economia do dinheiro público. Esse mecanismo impacta nas ações de combate às crises hídricas, uma vez que a água é um recurso finito”, diz.

Outro fator é a questão da acessibilidade dos novos imóveis públicos. “Qualquer construção pública deverá garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. São diretrizes importantes que o Poder Público deve seguir para garantir o acesso de todos aos locais”, finaliza o Vereador Julio Mariano.

O referido Projeto de Lei encontra-se em tramitação no Legislativo e será discutido pelos Vereadores em breve.