Vereador Alexandre Pierroni propõe Programa de Mapeamento Socioeconômico de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

O Vereador Alexandre Pierroni (Alexandre Veterinário) é autor do Projeto de Lei nº 65/2021-L, aprovado recentemente na Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque, que institui o Programa de Mapeamento Socioeconômico de Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida.

Alexandre Pierroni afirma que o Projeto de Lei visa identificar, mapear e cadastrar os perfis socioeconômico e as condições de habitação e de mobilidade urbana das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que residem no município, além de fornecer subsídio para formulação e execução de políticas públicas que promovam a acessibilidade e a inclusão social. “Hoje, os dados não são claros em nosso município, por isso, a ideia é de criar um programa censitário, com isso, promoveremos a identificação do perfil socioeconômico das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida em nosso município. Permitindo ao poder público, norteado por dados concretos, desenvolver um mapeamento eficaz e eficiente ao direcionamento de suas políticas voltadas ao atendimento das necessidades desse segmento social”, diz.

De acordo com o Parlamentar, a exclusão das pessoas com deficiência,

infelizmente, ainda é uma triste realidade no cenário social brasileiro. No rol das dificuldades enfrentadas para garantir a inclusão da pessoa com deficiência e/ou com mobilidade reduzida está o desconhecimento de suas necessidades especiais, a ignorância de suas dificuldades cotidianas ou a própria negligência de sua existência.

O Projeto de Lei seguiu para sanção do Chefe do Executivo.