O que está acontecendo com a Saúde de São Roque? Questiona Vereador Cabo Jean

Nas últimas semanas, o Vereador Cabo Jean recebeu inúmeras reclamações de diversos munícipes de vários bairros da cidade de São Roque. As primeiras críticas que chegaram ao Vereador, foi de que os pacientes que fazem o controle de sua Glicemia (Diabetes) não têm conseguido adquirir o material, uma vez que a rede municipal está deixando faltar para os munícipes que o utilizam mensalmente.

Cabo Jean ressalta que outra reclamação, principalmente dos moradores e pacientes da unidade básica de saúde de Canguera, é a falta de médicos, tanto Clínico geral, quanto Pediatra. “De acordo com alguns munícipes daquela região, eles estão tendo dificuldades para agendar médicos. Já outros estão recebendo ligações da respectiva UBS e tendo desmarcadas suas consultas por consequência da falta de médicos”, afirma.

O Parlamentar comenta que são duas semanas de muitas reclamações dos usuários da rede básica de saúde. “As pessoas reclamam de não conseguirem obter e consequentemente retirarem as fitas de destro na farmácia municipal para realizarem o controle dos seus problemas com diabetes, algumas são completamente reféns deste importante material de controle da doença e não possuem condições para comprarem o material. Já as reclamações com a falta de médicos tem sido cada vez mais constantes, com relatos de uma demora absurda para agendamento de consultas, sendo que a pessoa deve aguardar até dois meses para conseguir uma agenda. Só nesta semana, as principais reclamações vieram dos moradores do Distrito de Canguera, pois vários deles receberam telefonemas e foram avisados do cancelamento das consultas já agendadas, principalmente aquelas relacionadas a Pediatria, as quais ocorrem às quartas-feiras e já nesta semana ocorreram os cancelamentos”, comenta.

Com relação ao hospital Santa Casa, são muitas as reclamações no que tange a ala Covid, a qual voltou a ter um grande número de pessoas devido ao aumento de contágio com o vírus. Os moradores estão indignados com a falta de médicos e a demora para passar por atendimento. “Fico revoltado com o pouco caso relatado pelos nossos munícipes, pois desde fevereiro quando a CEJAM assumiu a gestão do hospital, cujo contrato prevê o repasse de mais de R$ 40 milhões em um ano, não pode deixar que seja mantido os mesmos problemas de quando os repasses para a Santa Casa eram de R$28 milhões ao ano. Com R$12 milhões a mais de repasse, a empresa tem por obrigação oferecer um melhor atendimento à população, a qual não vai ao hospital para passear, mas sim porque precisa”, lamenta.

Novas Unidades Básicas:

Desde o início deste ano, as novas unidades básicas de saúde do Taboão e Guaçu estão prontas, porém fechadas até o momento, uma vez que a Prefeitura não conseguiu efetivar a compra de materiais e equipamentos, assim como não efetuaram a contratação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros, para funcionarem e iniciarem os atendimentos. “O Prefeito Guto fez toda a propaganda possível no começo de 2022 e até o presente momento não consegue fazer funcionar essas duas unidades básicas, as quais segundo ele seriam entregues em março. Estamos em junho e não temos qualquer previsão. A vontade de fazer propaganda foi maior do que a realidade dos fatos, tanto que até agora lá estão os dois prédios prontos e sem nada”, conclui.