Comitê de Acompanhamento e Controle da COVID-19 criado pela Câmara de São Roque divulga relatório

Após dois meses de intensos trabalhos, reuniões e solicitações junto ao Poder Executivo, o Comitê de Acompanhamento e Controle da COVID-19, instituído pela Câmara Municipal de São Roque, divulgou relatório da finalização das atividades.

Composto pelos Vereadores Etelvino Nogueira, Israel Francisco de Oliveira, José Alexandre Pierroni Dias, Marcos Augusto Issa Henriques de Araújo e Rafael Tanzi de Araújo, o Comitê de Acompanhamento e Controle da COVID-19 elaborou um relatório contendo aproximadamente 280 páginas. Nesses documentos, há diversas sugestões, estratégias, ideias e denúncias aos gestores públicos e órgãos de fiscalização. Ao todo, foram realizadas 22 reuniões, sendo algumas presenciais, mas a maioria através de videoconferências.

Entre inúmeros Ofícios redigidos e assinados pelos membros da Comissão, há várias cobranças ao Poder Executivo, visando um planejamento eficaz e sugerindo ações relacionadas a pandemia, como uso obrigatório de máscaras, disponibilidade de álcool em gel para os clientes dos comércios, restrição da entrada de turistas em São Roque, doação de itens da merenda escolar aos alunos das escolas municipais, possibilitar aos estudantes da rede municipal as listas de atividades para realizarem a domicílio, intensificação dos trabalhos do Departamento de Obras, sem suspensão dos serviços ou redução da carga horária do setor, alimentação aos moradores de rua e pessoas carentes, implantação de UTI (nível média complexidade) para atender aos pacientes com suspeita ou diagnóstico de Coronavírus, aquisição de kits dos denominados testes rápidos para identificação da doença, serviços de higienização da área central e dos Bairros, além da limpeza frequente e diária dos ônibus relacionados ao transporte coletivo, aumento das linhas e horários dos coletivos, para evitar aglomerações e também atendimento integral do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

De acordo com os Vereadores, o Chefe de Gabinete do Poder Executivo, Sr. Marcelo Marques, iniciou como membro do Comitê de Acompanhamento e Controle da COVID-19 em 6 de maio, portanto, a partir dessa data houve mais alinhamento e eficiência das atividades entre o Comitê e a Administração Municipal.

Para os parlamentares, a atuação durante os sessenta dias foi promissora, pois eles encaminharam as principais demandas da população, além de colaborarem com as ações pontuais da Administração Municipal.

Os Vereadores que integravam o Comitê seguem com as suas atividades legislativas, propondo medidas e sugerindo estratégias ao Executivo para combater essa grave crise sanitária, com enormes impactos na economia que assola a todos.