Comissão Permanente da Câmara se reúne para discutir projetos de educação

No último dia 27 de fevereiro, nas dependências da Câmara Municipal, aconteceu a reunião da Comissão Permanente de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo, formada pelos vereadores Adenilson Correia (Mestre Kalunga), presidente; Alexandre Rodrigo Soares (Mandi), vice-presidente e Etelvino Nogueira,  secretário. Nela, estavam presentes além dos membros acima mencionados, a Diretora de Educação do município, Márcia de Jesus Costa Nunes, a Supervisora de Educação, Gabriela Paolilo, os vereadores José Carlos de Camargo (Zé Camargo) e Alacir Raysel.

A pauta incluiu a discussão de dois projetos ligados à educação.

O primeiro, de autoria do poder executivo, trata da realização de convênio da Prefeitura com a Associação Cultural Esportiva de Projeção Prol Atleta (ACEPPA) para a implantação do projeto Karatekinha em oito escolas públicas do município: EMEIF Rute Rodrigues de Carvalho, EMEF Tetsuo Chinone, EMEIF Joaquim Silveira Santos, EMEF Sonia Maria de Abreu Ghilardi, EMEF Professora Iracema Villaça, EMEF Barão de Piratininga, EMEF Maria José Ferraz Shoenacker e EMEF Euclides de Oliveira.

Segundo o vereador Mandi, “o objetivo do projeto é reforçar princípios de educação, disciplina e cidadania em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, buscando diminuir a evasão escolar e reforçar boas condutas”.
“De acordo com o Memorando do Projeto, n°720/2014, que deu respaldo ao Poder Executivo para a criação do projeto, serão atendidas 2004 pessoas”, relata Mestre Kalunga.

“Na reunião foram discutidos detalhes sobre a implantação, execução e fiscalização do projeto e nós vereadores sugerimos emendas que foram apresentadas e votadas na sessão da Câmara do último dia dois”, conta o Vereador Etelvino.

A previsão, segundo a diretoria de ensino, é que as aulas comecem na segunda quinzena de março.

O segundo projeto, de autoria do Vereador José Carlos de Camargo, trata da implantação de creches noturnas para receber filhos de mães que trabalham no período noturno.

De acordo com o vereador Etelvino, “este é um projeto complexo e importante mas o município não pode dispor de verba da educação para custeá-lo. Entretanto, pode buscar parcerias com empresas privadas para que seja colocado em prática. Uma das possibilidades seria o poder público oferecer a infraestrutura e as empresas parceiras custearem as despesas com a mão de obra” comenta.

A pedido do Vereador Zé Camargo, a votação do projeto foi adiada por quatro sessões para que seja pensado e discutido na busca de melhores soluções para implantá-lo sem onerar o município.