Cabo Jean afirma que Administração Guto Issa se torna o Governo que mais gastou com Comissões Remuneradas em apenas um ano, com despesas acima de R$736 mil

Recentemente a Prefeitura de São Roque enviou os relatórios para responder ao Requerimento nº 054/2022, de autoria do Vereador Cabo Jean, e que solicitava as informações referentes as Comissões Permanentes Internas existentes dentro da estrutura do Poder Executivo.

Cabo Jean explica que há as Comissões Internas permanentes e provisórias, remuneradas e não remuneradas, as quais são compostas por servidores municipais efetivos ou comissionados, que recebem gratificações para exercerem essas funções, podendo elas serem o equivalente a 20% do nível V do salário pago pela Prefeitura de São Roque (R$ 361,02) ou 50% do nível V do salário pago pela administração municipal (R$ 902,53). Esses servidores acabam recebendo como forma complementar ao salário pago pela função exercida.

Já chamava a atenção do Parlamentar a quantidade de comissões remuneradas existentes, onde o Governo Guto Issa já atingiu, considerando somente essas remuneradas, o número de 21 comissões, o que representa um aumento de 1/3 do número de comissões remuneradas, uma vez que na gestão anterior, o número máximo foi de 15 comissões remuneradas.

Cabo Jean ficou indignado com a atitude do Prefeito Guto Issa, pois quando era Vereador tinha um posicionamento crítico a esse tipo de gasto, e agora como Chefe do Executivo, criou a incrível Comissão de Cerimonial no dia 21 de maio de 2021.Naquela ocasião, um dos momentos mais críticos da pandemia, deixando nítido o desperdício de dinheiro público desta atual gestão, até porque na época, os eventos estavam suspensos. “Enquanto Vereador, o hoje Prefeito Guto Issa, sempre defendeu o enxugamento da máquina pública, porém agora que virou o Chefe do Executivo, e poderia ser o exemplo justamente daquilo que ele tanto criticava, está pagando gratificações para alguns servidores, os quais compõem essa Comissão de Cerimonial que quando criada, chegou a ter seis membros, e atualmente vem sendo composta por cinco servidores. Somente nesses 10 meses de existência da Comissão de Cerimonial, os cofres públicos foram afetados em R$45.491,76 (considerando os valores até o dia 30/03). Cada membro em 2021 recebia a mais no mês o valor de R$805,83 e agora em 2022 passaram a receber R$902,53 mensalmente”, informa.

O Vereador alega que a Comissão de Cerimonial foi criada pura e simplesmente para fazer o “marketing” do Prefeito, onde através dela, ele organiza eventos como ter inaugurado a Feira Permanente, Acolhida do Cônsul do Japão, Teatro do Paulo Betti, Copa do Vinho, Trem de Natal na Estação, entre outros que serviram como justificativa para utilizar tais valores como gratificações. “Ainda que exista embasamento legal para isso, esse gasto desnecessário chega a ser imoral. Sabemos que esses mesmos R$45 mil deveriam ter sido investidos na Saúde, já que conforme os levantamentos que fiz, esse dinheiro poderia, por exemplo, pagar um médico pediatra para atender na Santa Casa ou então contratar mais dois motoristas e pagá-los o ano todo, proporcionando através deles mais opções no transporte de nossos pacientes, e cito como exemplo, as crianças que hoje precisam fazer terapias na APAE e não são atendidas por falta de motoristas. É tanto desperdício que com esses R$45 mil jogados literalmente fora, o Prefeito poderia contratar outras especialidades médicas, tais como oftalmologista, vascular ou pneumologista que não temos pela rede, e paga-los por até sete meses. Ou também, com esses R$45 mil, proporcionar a contratação de mais enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas para estruturar de fato o Programa Melhor em Casa, que recentemente foi reativado e vem sendo conduzido de maneira capenga”, ressalta.

Conforme dados obtidos por Cabo Jean, essa administração, através de suas 21 comissões remuneradas até o momento, se tornou o governo municipal que mais gastou com a criação de comissões remuneradas na história de São Roque. “Isso demonstra mais uma marca negativa para quem tanto criticava no passado. Infelizmente, após essa análise de gastos, deixa muito claro o desperdício, pois ao longo de toda a gestão 2009 a 2012 a Prefeitura gastou um montante de R$835.301,66, na administração 2013 a 2016 somou-se R$ 1.693.139,74, na gestão de 2017 a 2020, o valor total foi de R$2.201.288,64, enquanto que somente no ano de 2021, o primeiro do Governo Guto Issa, foram pagos a bagatela de R$736.013,65”, enfatiza.