Após denúncia do Vereador Cabo Jean ao Ministério Público, Prefeitura realiza limpeza dos descartes irregulares nos Cemitérios Municipais

Durante esta semana, o Vereador Cabo Jean protocolou denúncias no Ministério Público, CETESB e Vigilância Sanitária quanto aos descartes irregulares de restos de exumações nos dois Cemitérios Municipais. Após divulgação das informações por parte do Parlamentar, a Prefeitura efetuou os serviços de limpeza.

Os Cemitérios do Cambará e da Paz tem sido constantemente fiscalizado pelo Vereador, que rotineiramente cobra melhorias junto a Prefeitura de São Roque. Acontece que nas últimas semanas, Cabo Jean fez algumas denúncias quanto a situação de abandono dos locais, inclusive cobrando a retirada do lixo que continha restos de exumações, alças de caixões, madeiras de caixões, restos de vestimentas de cadáveres, plásticos e demais tecidos para preparo e colocação do cadáver dentro do caixão. “A situação chegou a um ponto crítico, podendo até trazer graves consequências à saúde pública e ao meio ambiente, uma vez que os restos mortais foram agrupados e jogados ao ar livre nos Cemitérios. Através de vídeos, fotos e relatos, encaminhei os Ofícios aos órgãos competentes. Pois, volto a ressaltar que os Cemitérios possuem arrecadação junto a Administração Municipal e parte desse dinheiro deve ser utilizado para manutenção e melhorias dos mesmos, e não empregado em outros setores, como vem acontecendo nos últimos anos”, fala Cabo Jean.

Nas denúncias apresentadas pelo Parlamentar, constam informações importantes sobre possíveis contaminações às pessoas ou ao meio ambiente. “Ambos os Cemitérios, em especial o do Cambará, são abertos, com muros ou grades de proteção quebrados e portões abertos. Animais e pessoas possuem total acesso aos detritos jogados. Quanto ao meio ambiente, aumenta a gravidade do Cemitério do Cambará ficar próximo ao rio. Durante o processo de exumação, as bactérias presentes no corpo podem ser liberadas no solo e prejudicando a saúde pública”, explica o documento.

O Parlamentar enfatiza que esses locais deveriam ser de serenidade, mas tornaram-se locais de medo. Além do luto da perda de um ente querido, o morador de São Roque enfrenta o desrespeito com seus sepultados, o risco biológico, o dano ambiental e a falta de zeladoria.

Contaminação dos trabalhadores:

O Vereador Cabo Jean protocolará uma denúncia junto ao Ministério do Trabalho para pedir providências quanto ao fornecimento de equipamentos de proteção individual aos funcionários dos Cemitérios Municipais, pois eles não possuem nem sequer a inclusão de medidas vigorosas de segurança para minimizar o risco de contaminação biológica. “Além do desrespeito absurdo a estes trabalhadores, o risco à saúde deles é enorme, uma vez que durante o processo de exumação, eles estão em contato direto com os restos mortais e esses apresentam microrganismos, que podem levar a infecções graves”, explica.

Na manhã da última quarta-feira, dia 08, Cabo Jean esteve no Cemitério da Paz para acompanhar a limpeza da área. “Enquanto ali permaneci, entre as 08:20hs e as 10:20hs, foram registradas inúmeras infrações ligadas ao Direito do Trabalho. Tinham três funcionários diretamente envolvidos no trabalho de recolhimento e separação do lixo, sendo que um deles é pertencente ao Departamento de Obras, e os outros dois são pertencentes à equipe da Frente de Trabalho contratados pela Prefeitura. Estou falando de pessoas que estão em vulnerabilidade social para trabalharem nesta equipe da frente de trabalho, os quais nitidamente não possuem nenhuma capacitação para trabalharem com esse tipo de material, pessoas que não possuem qualquer tipo de orientação para trabalhar com produtos infectantes, como é o caso desse lixo em questão. Pessoas que não possuem qualquer respaldo por parte de um acidente de trabalho, se assim ocorrer. Pessoas que não recebem qualquer auxílio de periculosidade. Enfim, estão colocando pessoas vulneráveis em um risco ainda maior para suas vidas e saúde”, ressalta.
Cabo Jean espera que os Ministérios Público e do Trabalho tome as providências necessárias, visando assim que esses colaboradores tenham o mínimo de condições de trabalho.