Vereadores buscam implantação da “Casa Rosa” para apoio às mulheres com câncer de mama

Dando continuidade aos trabalhos voltados para a área da Saúde, os Vereadores William Albuquerque (DEM), e a Vereadora Dra. Cláudia Pedroso (PODEMOS), encaminharam um pedido ao Poder Executivo solicitando a implantação da “Casa Rosa “em São Roque. O espaço funcionará como um local de apoio para mulheres com câncer de mama ou outros males.

A proposta dos Parlamentares é de levar apoio e esperança para diversas mulheres e seus familiares. “Esse espaço funcionará como um local de apoio para mulheres, com profissionais capacitados que darão toda a assistência, além de ser usado para agendamento de exames oncológicos, acompanhamento em consultas, doações de perucas e lenços, próteses mamarias para uso externo e visitas domiciliares. Na “Casa Rosa” poderá haver eventos voltados à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. A sua implantação proporcionará a possibilidade de parceria público/ privada com laboratórios de São Paulo para a realização de exames, como biópsia de tireoide, biópsia de mama, colposcopia, ecofetal, ultrassonografia de mama, abdômen total e de fístula para pacientes que fazem hemodiálise, ultrassonografia das articulações, transvaginal, obstétrico de 20 a 30 semanas e pélvico abdominal, entre outros”, falam os Vereadores.

Segundo os Vereadores William Albuquerque e a Vereadora Dra. Cláudia Pedroso, a “Casa Rosa” proporcionará o acolhimento e orientação às mulheres vítimas de violência / agressão e de violência domiciliar. “Lá será feita uma série de ações que garantirão mais qualidade de vida ao público feminino com orientações, fomento ao empreendedorismo e acesso ao mercado de trabalho. Na área da juventude será realizado um projeto com orientações voltadas à gravidez na adolescência”, esclarecem os Edis.

De acordo com o Vereador William Albuquerque, a cidade de São Roque pode se tornar referência para toda a nossa região, no diagnóstico precoce e tratamento de câncer, pelo investimento em política pública para atendimento às mulheres.

A Dra. Cláudia Pedroso ressalta que apesar de todos os esforços ainda é grande a fila de espera, tanto para exames a servir de base para o diagnóstico, como para os tratamentos em si. “Urge humanizar o atendimento, com apoio psicológico, familiar e social, buscando a excelência no atendimento a todos que passam por essa triste experiência”, finaliza a Vereadora.