Vereador Wanderlei da Qualiser fala sobre a questão do IPTU 2025

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail
 

Wanderlei da Qualiser enfatizou que o início do mandato como Vereador tem sido desafiador. Pois, logo nos primeiros meses, foi surpreendido, assim como toda a população, pelo aumento expressivo do IPTU em 2025. Os valores cobrados geraram insegurança e preocupação em diversos bairros da nossa cidade.

O Parlamentar explicou que com responsabilidade e serenidade, foi buscar informações. “Estudei a legislação, conversei com técnicos da área, ouvi moradores de vários pontos da cidade e percebi que o impacto não era apenas pontual: muitas famílias estavam sendo diretamente afetadas, especialmente por conta da atualização dos cadastros e da medição feita com drones, que identificou construções não registradas”, disse.

Diante desse cenário, já no dia 24 de fevereiro, o Parlamentar protocolou na Prefeitura o Requerimento nº 428/2025, pedindo a revisão da Lei Complementar nº 96/2018 e a criação de um programa especial de parcelamento do IPTU para os imóveis atingidos por essa atualização repentina. “Minha proposta sempre foi uma só: buscar justiça fiscal, sem desequilibrar as contas da cidade. Quero que São Roque funcione, mas com respeito à realidade da população. Em vez de discussões políticas, optei de forma moderada pelo caminho do diálogo e da ação responsável”,comentou.

O Vereador Wanderlei da Qualiser destacou que apoiou moradores na elaboração de recursos administrativos, esteve na Prefeitura ao lado de munícipes e de outros vereadores e, mesmo ciente das dificuldades que o Executivo enfrentava em razão da Lei de Responsabilidade Fiscal — já que os recursos do IPTU já compunham o orçamento de 2025 —, ele procurou, dentro da legalidade, abrir caminhos reais para que a população fosse ouvida.“Essa postura, fortalecida pelo apoio da população e pela dedicação dos colegas vereadores, trouxe resultados, acabando na formação de uma Comissão Mista, formada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal e por membros indicados pelo Executivo, com o objetivo de revisar a legislação do IPTU. Essa comissão é um avanço concreto e responde diretamente à proposta que levei à Prefeitura no meu requerimento. Os trabalhos já estão em andamento e, juntos, vamos construir uma proposta justa, que respeite a capacidade de pagamento das famílias são-roquenses e fortaleça a arrecadação de forma equilibrada”, esclareceu.

Wanderlei reafirmou seu compromisso de seguir sempre atento e de forma firme e atuante na defesa da população, sempre de forma séria e sem embates políticos desnecessários, buscando uma cidade justa, organizada e com serviços públicos de qualidade, através de uma cobrança justa de impostos.

Nossos Vereadores

Acessar o conteúdo